01/06/23 14h12

Infraestrutura e transporte lideram demandas da RMVale para o Plano Plurianual

Prioridades foram elencadas por cidadãos e gestores do Vale e Litoral Norte em audiência pública do PPA 2024-2027, realizada na última quinta-feira (25)

O Vale

Cidadãos e gestores dos municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte consideram que o estado deve investir mais recursos na melhoria das estradas e do transporte da região. As prioridades na aplicação do orçamento para os próximos anos foram levantadas durante a audiência pública do PPA 2024-2027, realizada pela Sefaz (Secretaria da Fazenda e do Planejamento do Estado), na última quinta-feira (25).

Entre as prioridades de investimento para o Vale e Litoral mencionadas no encontro estão: a ampliação do percurso da Estrada de Ferro, ligando São José dos Campos a Campos do Jordão; a duplicação das vias de acesso na região; o prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto até Guaratinguetá e a implantação do Trem Regional. Junto às demandas prioritárias no setor de transporte foram citadas ainda a abertura do aeroporto de São José dos Campos para transporte de passageiros e a melhoria na política de transporte entre as cidades.

Em segundo, aparecem empatadas demandas relacionadas à segurança, como aumento de efetivo da Polícia Civil e do fundo de participação para municípios detentores de unidades prisionais; e à educação, como melhoria efetiva sobretudo no ensino médio; além da revisão e melhoria da carreira dos trabalhadores do Centro PaulaSouza, que administra as ETECs (Escolas Técnicas) e as Faculdades de Tecnologia do estado.

Na visão dos participantes da audiência pública, o orçamento do estado também deve priorizar a celeridade para abertura de empresas, a revisão salarial anual no serviço público; o credenciamento de hospitais na rede IAMSPE; recursos para o turismo de Ubatuba, bem como a necessidade de planejamento para as questões de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Ao final de todo o processo, a Sefaz-SP divulgará o relatório de devolutiva, no qual constará se as demandas foram acatadas ou não. “Agora todas as demandas e sugestões serão encaminhadas para as secretarias relacionadas que farão a avaliação técnica, e poderão ter a validação para inclusão no plano plurianual 2024/2027”, disse Sergio Theodoro Diretor Executivo da Agemvale - a Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A Sefaz realizou audiências públicas com todas as regiões do estado. A última será nesta quinta (1/6), com a população de Barretos.

 

Fonte: https://sampi.net.br/ovale/noticias/2764963/vale-do-paraiba/2023/06/infraestrutura-e-transporte-lideram-demandas-da-rmvale-para-o-plano-plurianual-