28/05/15 13h27

Infraestrutura é a chave para a competitividade

Segundo Ariovaldo Simielli Branco, da Expresso Jundiaí, investimento em tecnologia tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço oferecido

Jornal de Jundiaí

Investir mesmo em meio à crise econômica e uma melhora na infraestrutura do País são as chaves para o setor de logística de Jundiaí e Região manter os índices de crescimento registrados nos últimos anos, afirma Gilson Pichioli, diretor de Infraestrutura e Logística do Ciesp Jundiaí.

“A recente abertura do Centro de Distribuição da Natura em Itupeva é um exemplo de medida positiva para o setor. O alto investimento da empresa valida a Região como polo logístico e com certeza vai atrair mais empresas para cá”, afirma Pichioli.

Para o diretor, o CD é importante porque abre postos de trabalho com qualidade e atrai a atenção de outras grandes empresas para as vantagens que a região oferece, “especialmente no que se refere ao acesso às principais rodovias do País e também ao aeroporto de Viracopos, que vem se tornando o principal no transporte de cargas de todo o Brasil.”

Investimentos - Atentas à necessidade de investir para enfrentar o atual período de estagnação econômica, que resulta em uma menor utilização das operações logísticas, as empresas do ramo localizadas na Região têm acreditado em melhorias. A Expresso Jundiaí, por exemplo, expandiu a sua frota de veículos em 2014 com a aquisição de 15 cavalos mecânicos, 45 semirreboques e 45 veículos de médio e pequeno portes. Esta foi a maior ampliação de frota realizada de uma única vez em toda a história da empresa.

O investimento será mantido em 2015, com a aquisição prevista de 40 novos veículos e a renovação de 30 veículos da frota. “Apesar da situação econômica atual, continuamos com altos investimentos para fortalecer nosso nível de serviço e suportar a expansão de nossos clientes, pois acreditamos que o Brasil irá retomar seu crescimento”, afirma J. Fernando J. Daruiche, gerente de inteligência e suporte operacional da empresa.

Também de olho em melhorar a qualidade do serviço oferecido, a empresa investiu em tecnologia e desde o ano passado todos os contatos comerciais trabalham com um tablet que os mantêm conectados em tempo real com a sede da empresa. “Os iPads são fundamentais pois são ágeis, têm grande mobilidade e são ideais para quem vive se locomovendo e precisa oferecer um atendimento diferenciado”, comenta Ariovaldo Simielli Branco, gerente de Tecnologia da Informação da empresa.

Natura - No início do mês, a empresa do setor de cosméticos inaugurou um novo CD em Itupeva, com investimentos de R$ 73 milhões somente em equipamentos. Com o novo sistema, a empresa pretende reduzir o tempo de espera dos pedidos (em média 3 a 7 dias em todo o Brasil) para apenas 48 horas. De acordo com a Natura, somente outros dois hubs, localizados na Suíça e Austrália, utilizam a mesma tecnologia. O carregamento e o descarregamento são feitos automaticamente e o único contato humano é do motorista da carreta.