Infraero investe mais de R$ 170 milhões em segurança aeroportuária
Aeroportos da Infraero estão preparados para o atendimento da alta temporada
O GirassolA Infraero coloca em operação, a partir desta segunda-feira (15/12), o plano de ação para a movimentação da alta temporada, que seguirá até o dia 10 de janeiro de 2015. O fluxo estimado de passageiros para esse período nos 60 terminais administrados pela empresa é de 9,25 milhões de pessoas, um crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado, que somou 8,53 milhões de passageiros. Essa previsão não inclui os aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Viracopos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG), concedidos à iniciativa privada, além do Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo (RN), desativado no primeiro semestre deste ano.
O planejamento da Infraero envolve o reforço das atividades operacionais, de atendimento direto ao público e de manutenção e limpeza. Em alguns dos principais aeroportos da rede – Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP) e Salvador (BA) – o efetivo somado de 4.333 empregados será ampliado em 17%, passando para 5.089. Além disso, os amarelinhos, funcionários identificados pelo colete amarelo que estampa a frase "Posso Ajudar/May I Help You?", vão circular pelos saguões e áreas públicas para esclarecer passageiros e usuários com dúvidas como horários de voos, portões de embarques e outros serviços. Nos balcões de informação da Infraero, as equipes também estão preparadas para orientar os viajantes.
Qualificação e atendimento ao público
Para garantir a excelência no atendimento aos usuários dos aeroportos da rede, a Infraero realiza diversos cursos de capacitação e aperfeiçoamento entre os funcionários da empresa. Em 2014, a empresa promoveu a capacitação de 509 funcionários, em 27 turmas do curso de Acessibilidade, voltado para o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Outra ação realizada foi a qualificação de 91 empregados, que participaram em 16 turmas do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Esse contingente se soma aos mais de 3,2 mil funcionários já certificados em treinamentos anteriores.
Além disso, nove aeroportos da Infraero contam com o sistema "Infraero Atende" para auxiliar, com maior agilidade e praticidade, o atendimento dos usuários que precisarem recorrer ao Balcão de Informações dos terminais. Com o serviço, um passageiro que estiver se deslocando de um terminal para outro, por exemplo, poderá saber que tipo de serviços (lanchonetes, lojas etc.) são oferecidos no aeroporto de destino e seus arredores, antes mesmo de embarcar. Avisos como horário dos voos, facilidades dentro do aeroporto e nas imediações estão unificados numa base de dados disponível pelos atendentes.
O "Infraero Atende" pode ser acessado pelos amarelinhos até mesmo fora do Balcão de Informações por meio de tablets, facilitando a obtenção de dados para auxiliar o usuário em áreas de fluxo de público em diferentes pontos do terminal. O sistema está disponível nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Cuiabá e Manaus.
Aquisições de equipamentos e infraestrutura
Em 2014, a Infraero adquiriu novos equipamentos que garantem maior conforto e segurança para os passageiros. Foram investidos R$ 24,5 milhões na compra de 58 ônibus para o transporte de passageiros da sala de embarque para a aeronave. A frota foi ampliada foi ampliada em 126%, passando para 104 veículos circulando em toda a rede. Foram contemplados com novos ônibus os aeroportos de Belém, Fortaleza, Maceió, Salvador, Santos Dumont, Cuiabá, Congonhas, Curitiba, Manaus, Florianópolis, Porto Alegre.
Outra aquisição foram os 80 novos Carros Contra Incêndio (CCIs). Os novos veículos são fabricados especificamente para operações em aeroportos, com alta resistência, sendo que o controle dos comandos operacionais é feito por meio de painéis de LCD. Eles possuem também canhão de teto com capacidade de vazão de 3,8 mil litros de água/espuma por minuto, além de acelerarem de 0 a 80 km/h em 34 segundos, com velocidade máxima de 113 km/h. Os 80 veículos tiveram a distribuição programada para 26 aeroportos da Rede Infraero: Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Pampulha e Uberlândia (MG), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Florianópolis e Navegantes (SC), Porto Alegre (RS), Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Recife e Petrolina
(PE), Fortaleza (CE), Teresina (PI), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE), São Luís (MA), Manaus (AM), Belém (PA) e Porto Velho (RO).
Outra melhoria se refere ao sistema ELO, conjunto de conectores terrestres adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, utilizados para o embarque em aeronaves. Desenvolvido pela Infraero em parceria com a empresa Ortobrás, com tecnologia nacional, os corredores climatizados, localizados no mesmo nível do solo, aprimoram os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros nos terminais. Em 2014, o ELO foi instalado em três aeroportos: Palmas, Porto Alegre e Joinville. Em Londrina, três conectores estão sendo instalados, com previsão de operação no início de 2015.
Lanchonetes com preços registrados
Uma das iniciativas da Infraero para oferecer maior comodidade ao público é a lanchonete com preços controlados, disponível atualmente em dez terminais da Rede – Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Curitiba e Londrina (PR), Joinville (SC) e Recife (PE). Uma lanchonete com preços controlados está em fase de implantação também no Aeroporto de Belém (PA). Nesses estabelecimentos, os clientes têm, entre as opções de alimentação, uma lista de 15 produtos com preços mais acessíveis, estabelecidos pela Infraero por meio de pesquisa feita no mercado local. Nos aeroportos que contam com a iniciativa, a campanha "Lanche Popular", com banners indicativos e sinalização diferenciada, informa aos usuários sobre a existência e a localização dos estabelecimentos.
Guia do Passageiro e Aplicativo Voos Online
Informações sobre viagens, diretos e responsabilidades do passageiro e da companhia área estão descritas no Guia do Passageiro, que o passageiro encontra nas versões impressa e virtual. O material traz ainda explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como, por exemplo, peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser obtido tanto no Balcão de Informações do aeroporto quanto ser acessado por este link.
Outra facilidade, desenvolvida para o usuário de smartphones, é o aplicativo Voos Online, agora também disponível para usuários de PCs/tablets Windows 8.1 e Windows Phone 8. O programa permite ao usuário consultar a situação dos voos
em 55 aeroportos brasileiros. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no portal da Infraero. A versão para Windows 8 está disponível, também gratuitamente, na loja Microsoft Store.