01/10/07 11h46

Indústrias combinam emprego e produtividade

Gazeta Mercantil - 01/10/2007

A maior parte da indústria brasileira ganha produtividade ao mesmo tempo em que amplia a produção e o quadro de pessoal. Essa "combinação virtuosa de crescimento", como define o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), mais do que uma boa notícia, é sinal de que o setor está em trajetória de crescimento mais sólido do que a manifestada em surtos expansionistas do passado recente, segundo estudo ao qual este jornal teve acesso com exclusividade. Este ano, a produtividade industrial do País deverá crescer até 4%, consolidando um novo patamar de expansão do setor. No primeiro semestre o aumento foi de 3,7%, superior à média dos últimos anos, de 3%. "Essa tendência mostra que as empresas vêm ampliando o padrão de eficiência produtiva baseado em investimentos", diz o economista-chefe do Iedi, Edgard Pereira. A expectativa é de que, para 2008, o dinamismo do mercado interno deve garantir a manutenção desse quadro favorável, que contará ainda com o estímulo de maiores investimentos públicos por conta das eleições. Levantamento da Fundação Getulio Vargas mostra que o setor está otimista, o que refletiu em aumento de 1% no índice de confiança de agosto para setembro. A maioria (71%) das eletroeletrônicas declarou à Abinee que o terceiro trimestre deve ter sido melhor que o de 2006, apesar dos importados.