01/06/09 11h23

Indústria prevê impulso já para o 3º trimestre

DCI - 01/06/2009

A indústria deve retomar já no terceiro trimestre deste ano um nível de crescimento próximo à média histórica dos últimos dez anos. A avaliação é do coordenador da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação Brasileira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Aloísio Campelo, para quem os setores mais afetados pela crise financeira internacional já estarão ajustados no terceiro trimestre.

"A indústria começará a crescer, ainda em um ritmo mais lento, mas próximo da sua média histórica, que desde o ano 2000 é de 3% ao ano", afirmou. A FGV divulgou que o Nível de Utilização de Capacidade Instalada da indústria subiu de 78,3% em abril para 79,2% em maio, no maior nível desde dezembro do ano passado, quando o indicador era de 79,9%. O indicador faz parte do Índice de Confiança da Indústria (ICI), indicador-síntese da Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação. O ICI subiu 6% em maio em relação a abril, passando no período de 84,5 pontos para 89,6 pontos. Foi o 5º mês consecutivo de alta.