Indústria paulista amplia criação de vaga em setembro
Folha de S. Paulo
A indústria de São Paulo voltou a ampliar o número de postos de trabalho em setembro, segundo a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Pela primeira vez desde agosto de 2008, o saldo entre contratações e demissões ficou positivo na série que desconsidera influências sazonais. O crescimento do número de empregos na série ajustada sazonalmente foi de 0,20%. Segundo o dado sem correção, o avanço foi de 0,63%. Foram criadas 14 mil vagas em setembro, ante 1.500 em agosto.
Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, afirma que os dados indicam aceleração das contratações. "Não comemoramos só o fato de termos retornado ao patamar positivo, mas também o de registrarmos um resultado forte, bastante bom se comparado a outros meses de setembro."
O indicador Sensor da Fiesp, que monitora a expectativa dos empresários, registrou nesta quinzena o melhor resultado desde o início da pesquisa, em 2006. O otimismo é elevado em relação às condições do mercado e das vendas. "O Sensor nos mostra que o que vem pela frente é bom e que ingressamos em uma fase de boa recuperação", afirma Francini.
Uma outra pesquisa divulgada ontem confirma a expectativa positiva. O Sinalizador da Produção Industrial da Fundação Getulio Vargas indica que a produção física da indústria de São Paulo avançou 1,6% em setembro ante agosto.