19/12/07 09h18

Indústria inicia 2008 com baixos estoques

Folha de S. Paulo - 19/12/2007

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) prevê que as indústrias vão iniciar 2008 com os estoques no nível mais baixo desde janeiro de 2005. Devido ao risco de falta de produtos, a tendência é que as empresas comecem o próximo ano em ritmo acelerado para recompor a oferta de mercadorias. Para atender o comércio, que neste Natal oferece juro baixo em relação a anos anteriores e prazos longos de pagamento, segmentos como os das cadeias automobilística, alimentícia e de fabricação de móveis operam em três turnos e devem cancelar férias coletivas. Ao fazer um balanço do setor industrial, o presidente da CNI destacou que o maior crescimento esperado é para o último trimestre deste ano e que esse efeito vai fazer as fábricas iniciarem 2008 em ritmo embalado. Como a entidade projeta para este último trimestre expansão de 5,6% da economia e alta de 6,1% na produção, a avaliação é que 2008 começa com crescimento mínimo de 3,5% para a atividade industrial. A despeito dessa previsão otimista, a tendência é que o ritmo vá perdendo força nos meses seguintes devido à menor rentabilidade obtida com a exportação e a um certo esgotamento da capacidade de endividamento do consumidor. Enquanto para este ano a CNI estima expansão de 5,3% para a indústria em geral (5,8% para a indústria da transformação), para 2008 a estimativa é de 5%. A indústria se prepara para o quinto ano seguido de expansão, com a expectativa de ampliar investimento na capacidade instalada e com o anseio de que o mercado interno continue aquecido.