13/01/25 14h59

Indústria impulsiona a criação de mais de 3 mil vagas de emprego em Jundiaí

Jornal de Jundiaí

Entre janeiro e novembro do ano passado, o setor industrial de Jundiaí teve 19.320 admissões e 15.446 desligamentos, gerando um saldo positivo de 3.874 vagas, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ou seja, o município ganhou mais de 3,8 mil postos de emprego formal na Indústria.

O número mostra uma alta significativa em relação a 2023, quando, também entre janeiro e novembro, o setor industrial jundiaiense teve saldo de apenas 434 vagas. E, ao contrário do visto nos últimos anos, desde 2021, apenas em 2024 a Indústria de Jundiaí foi o setor que mais gerou empregos na cidade, desbancando o setor de Serviços.

O setor industrial ainda tem perspectivas otimistas, como apontado por Donizeti Aparecido Ferreira, diretor-geral da Food Brands (Kisabor) “Ano passado tivemos um aumento de contratações no Centro de Distribuição de quase 10%. Essas oportunidades refletem o crescimento da empresa e a necessidade de mão de obra qualificada para sustentar sua expansão. Nossa expectativa é crescimento em 15% das vendas, com isso, pretendemos contratar mais colaboradores”, afirma.

Outra empresa da cidade de Jundiaí que contribuiu para o mercado de trabalho local é a Astra. João Storarri, diretor de Pessoas, afirma que houve incremento de 17% nas contratações.  “A Astra gerou mais de 300 empregos em 2024, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Para 2025, planejamos continuar crescendo nesse ritmo, com novas oportunidades de trabalho em Jundiaí e Região.”

Disputa pelo protagonismo

O setor de serviços tem liderado a geração de empregos em Jundiaí nos últimos anos. Em 2023, o setor industrial registrou um saldo de 434 vagas, enquanto o de serviços alcançou 3.108 novas oportunidades. Embora o setor de serviços tenha sido  destaque nos últimos anos, em 2024 a indústria protagonizou.

Apesar disso, as expectativas para o setor de serviços em 2025 são positivas. A Delphos, empresa especializada em segurança e facilities, relatou um aumento nas contratações no ano passado e projeta uma boa performance para este ano. “Para 2025, estamos com grandes expectativas. Apesar do aumento nas contratações, estamos enfrentando uma escassez de mão de obra”, afirma Camila Spadone, gerente de recursos humanos da Delphos.

Números da indústria

Embora a expectativa seja de crescimento para a indústria em 2025, o economista do DIEESE, Gustavo Monteiro, acredita que esse avanço será modesto em comparação ao ano passado. "Isso se deve à manutenção das altas taxas de juros, que encarecem os investimentos, ou seja, as decisões de aumento da produção e contratação", explica.

O cenário da indústria, no entanto, tem um efeito positivo sobre outras áreas da economia. "A indústria funciona como uma locomotiva, puxando os demais setores. Além disso, ela gera bons empregos, inclusive para quem não tem formação superior", afirma.

No levantamento geral, considerando todos os setores — indústria, comércio, serviços, construção e agropecuária — a cidade registrou um saldo positivo de 7.437 vagas até novembro de 2024. Em comparação, de janeiro a novembro de 2023, o total foi de 2.257 oportunidades.

“Como jundiaiense e empresário na cidade e à frente de uma entidade que representa a indústria de Jundiaí e da Região, fico muito orgulhoso ao ver nossa cidade consolidar-se como um polo de desenvolvimento, atraindo investimentos e proporcionando qualidade de vida para a população. A indústria, um dos principais pilares da nossa economia, desempenha um papel fundamental nesse cenário, mostrando sua capacidade de inovar, se adaptar e crescer, mesmo diante de desafios globais”, afirma o diretor-titular do Ciesp-Jundiaí, Marcelo Cereser.

Para 2025, a expectativa é de que esse ritmo continue, impulsionado pela diversidade econômica que caracteriza Jundiaí. “Nossa cidade não depende de um único setor: temos força na logística, tecnologia, serviços e, claro, na indústria. Essa base sólida é o que nos permite olhar para o futuro com confiança, um setor acaba demandando o outro e todos crescem. Acredito que 2025 será mais um ano de conquistas. A união entre poder público, empresas e trabalhadores é o que sustenta essa trajetória de sucesso. Com investimentos contínuos em infraestrutura, educação e qualificação profissional, podemos esperar ainda mais oportunidades para a nossa população e mais desenvolvimento para o município.”

 

Fonte: https://sampi.net.br/jundiai/noticias/2877967/jundiai/2025/01/industria-impulsiona-a-criacao-de-mais-de-3-mil-vagas-de-emprego