07/11/07 12h04

Indústria garante PIB forte no 3º trimestre

Valor Econômico - 07/11/2007

A produção industrial fechou o terceiro trimestre com crescimento expressivo, confirmando a aposta de uma expansão firme do Produto Interno Bruto (PIB) no período, mesmo com a acomodação registrada em setembro. Puxada pelos segmentos de bens de capital e bens duráveis, a indústria avançou, entre julho e setembro, 6,4% em relação a igual período de 2006 e 1,5% na comparação com o trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. Segundo analistas, isso sugere expansão do PIB no terceiro trimestre entre 1% a 1,5% em relação aos três meses anteriores - ritmo mais forte que o 0,8% do segundo trimestre em relação ao primeiro. E estes números corroboram a expectativa de expansão da economia de 4,5% a 5% em 2007. Segundo o IBGE, "o setor industrial sustenta resultados positivos há 16 trimestres consecutivos, na comparação com igual período do ano anterior". A expansão de 6,4% foi o maior avanço desde o quarto trimestre de 2004. De janeiro a setembro, a produção industrial acumula crescimento de 5,4%. Todos os economistas saudaram o bom desempenho da produção de bens de capital, que subiu 20,4% no terceiro trimestre na comparação com igual período de 2006, acima dos já expressivos 18,4% do segundo. A produção de bens duráveis (como automóveis e eletroeletrônicos) foi o outro destaque do terceiro trimestre. Depois de crescer 6,4% no segundo trimestre, a produção de bens duráveis aumentou 13,8% no terceiro em relação a igual período de 2006. O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) diz que os números divulgados pelo IBGE "conferem ao setor industrial brasileiro a perspectiva de um crescimento maior do que vinha sendo projetado para o ano, na faixa de 5%. O novo patamar é de 5,5%.