17/06/09 11h22

Indústria está "menos pessimista", afirma Ipea

DCI

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o setor produtivo ainda está apreensivo com relação à crise econômica, mas menos pessimista. O Sensor Ipea, indicador de expectativas do setor produtivo, subiu de 5,74 pontos em abril para 7,79 pontos em maio. Lembrando que leituras abaixo de 20 pontos indicam apreensão; acima, confiança.

Segundo o presidente do Ipea caso a tendência do indicador se mantenha, em outubro o setor produtivo pode refletir um quadro de "confiança" no desempenho da economia, com o índice igual ou superior a 20 pontos. "Isso significaria uma volta ao patamar observado no começo de 2008". Embora menos apreensivas, as 115 entidades dos setores industrial, agropecuário, de serviços, comércio e trabalhadores consultadas não esperam crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009. De acordo com o Ipea, em maio todos os agentes econômicos apontaram na direção de uma economia estagnada.

A pesquisa mostrou que melhoraram as expectativas sobre a demanda e as margens de lucros das empresas e aumentou a confiança quanto ao acesso ao crédito. No lado negativo, pioraram a expectativa de melhora na utilização da capacidade instalada da indústria e a perspectiva para as exportações em 2009. Segundo Ricardo Amorim, assessor técnico da presidência do Ipea, o resultado ainda não significa um cenário de confiança, mas de temor menor em relação ao desempenho da economia.