11/06/08 15h12

Indústria e investimentos puxam a economia

Folha de S. Paulo - 11/06/2008

Do lado da produção, o grande destaque do PIB no primeiro trimestre deste ano foi a indústria, com expansão de 6,9% ante igual período de 2007 e de 1,6% em relação ao quarto trimestre do ano passado. Já sob a ótica do consumo, o investimento manteve o bom desempenho e liderou o crescimento -altas de 15,2% em relação ao primeiro trimestre de 2007 e de 1,3% na comparação com o quarto trimestre de 2007. Segundo o IBGE, a indústria teve seu melhor resultado desde o segundo trimestre de 2004 (12,3%) na taxa comparada com o mesmo período do ano anterior. O setor fabril se beneficiou do crescimento da construção civil e de ramos da indústria de transformação, como máquinas e equipamentos, automobilística, metalurgia e material elétrico. A indústria de transformação, a mais pesada de todo o ramo industrial, cresceu 7,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2007. Seu desempenho só foi superado pelo da construção -alta de 8,8%, a maior desde o segundo trimestre de 2004 (10,6%). Segundo o IBGE, a indústria cresce a reboque do crédito farto, que estimula as vendas de ramos como veículos. A expansão da renda também favorece o setor. No primeiro trimestre, a massa salarial subiu 6,9%. Mas talvez o dado mais relevante do primeiro trimestre tenha sido a vigorosa expansão do investimento, que se repete há 17 trimestres consecutivos e reduz o risco de pressões inflacionárias futuras.