03/09/21 11h15

Indústria do Alto Tietê cria 3.724 postos de trabalho no ano

Setor abriu 459 vagas de emprego com carteira assinada em julho

Diário de Suzano

A indústria do Alto Tietê apresentou um saldo positivo de 459 empregos em julho. O número é referente aos municípios que compõem o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Regional Alto Tietê. De janeiro a julho deste ano, a Região teve um saldo positivo de 3.724 postos de trabalho, número que mostra a recuperação do setor. 

O resultado reflete o cenário econômico que demonstrou percentuais positivos em comparação com o mesmo período do ano passado. Um deles é o Produto Interno Bruto (PIB), que no segundo trimestre de 2020 apresentou uma queda de 9,2%, mas, neste ano, teve uma projeção de crescimento de 0,5%. 

Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o PIB fechará o ano em 5,7%. A entidade estima ainda, um crescimento de quase 10,0% da produção da indústria neste ano e um aumento de 16,2% das vendas da indústria paulista em 2021. 

A indústria de transformação da área de abrangência do Ciesp Alto Tietê, que conta com as cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano, é responsável por empregar, atualmente, 69.414 trabalhadores. A análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que o aumento das vagas é liderado pelos segmentos de alimentos, couro e calçados, vestuário, além de máquinas e equipamentos.  

Ainda segundo o levantamento, a região registrou uma variação positiva mensal de 0,67% no saldo de empregos em julho. 

Outro indicador que mostra o bom momento do setor é a expectativa da indústria de transformação para a demanda nos próximos seis meses, que atingiu os 64,2 pontos em junho deste ano. O indicador mede valores acima de 50 pontos como expectativas positivas. 

“O primeiro semestre foi difícil para a indústria, mas sofremos menos que no mesmo período de 2020. Esperamos que neste segundo semestre a produção e o faturamento cresçam, motivados especialmente pela vacinação, recomposição de estoques e um cenário global favorável”, analisou o diretor regional do Ciesp Alto Tietê, José Francisco Caseiro. 

Saldo de empregos na indústria de transformação - Ciesp Alto Tietê 

Janeiro: 767 

Fevereiro: 810 

Março: 390 

Abril: 231 

Maio: 522 

Junho: 545 

Julho: 459 

Total: 3.724 

Fonte: Caged e Fiesp/Ciesp 

fonte: https://www.diariodesuzano.com.br/regiao/industria-do-alto-tiete-cria-3724-postos-de-trabalho-no-ano/60902/