Indústria de São Paulo se recupera mais rápido
O Estado de S. Paulo
A indústria paulista prosseguiu em trajetória de recuperação em dezembro e registrou resultados bem acima da média nacional. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção em São Paulo cresceu 0,6% com relação ao mês anterior - na média nacional, houve queda de 0,3%.
Na comparação com igual mês de 2008, houve expansão de 20,8%. O bom desempenho não impediu que o setor fechasse o ano na região com uma queda acumulada de 8,4%, o pior resultado desde 1990.
O economista da coordenação de indústria do IBGE, André Macedo, afirma que a crise econômica derrubou o setor em São Paulo no ano passado. O Estado, que responde por 40% da indústria nacional, registrou uma recuperação gradual ao longo do ano, mas não foi suficiente para reverter as fortes perdas acumuladas no fim de 2008.
Apesar de ter registrado um desempenho anual pior do que a média do País (-7,4%), a recuperação paulista avança mais rapidamente. Na comparação com dezembro de 2008, os setores que tiveram impacto positivo na indústria de São Paulo foram veículos automotores (121,1%), borracha e plástico (55,8%) e máquinas e equipamentos (27,5%).
O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), ao avaliar a pesquisa do IBGE, destaca que a indústria paulista deu a principal contribuição para a queda da produção do setor no Pais no ano passado, mas também lidera o processo de recuperação.