06/06/10 11h00

Indústria de produtos de beleza dita moda para logística no Brasil

Folha de S. Paulo

A tendência parece ter começado na indústria de cosméticos, como Boticário e Avon, mas deve se estender para outros segmentos. Diante da necessidade de expandir a produção, empresas têm optado por deslocar o centro de distribuição para um local próximo das grandes cidades, onde há concentração de consumidores, em vez de construir outra fábrica. A área que vaga pode ser ocupada por novas máquinas e equipamentos. Um galpão para logística leva apenas seis meses para ser erguido, bem mais fácil do que montar uma fábrica.

Foi pensando na logística que a Avon escolheu Cabreúva (80 km de São Paulo) para abrigar seu novo centro de distribuição. O investimento de US$ 150 milhões deve ser inaugurado neste ano. Próximo de mercados como a capital e Campinas, o município tem fácil acesso a rodovias brasileiras. O concorrente Boticário, por sua vez, já inaugurou em fevereiro seu novo centro, em Registro (189 km da capital), a R$ 85 milhões (US$ 47,2 milhões). Registro fica entre a fábrica em São José dos Pinhais (PR) e grandes centros consumidores, além de estar perto de estrada. "Isso mostra um caminho para empresas de consumo. Outras companhias, dos segmentos de bebidas e de alimentos, vão seguir essa tendência", diz um grande fornecedor desses setores. Além da proximidade do consumidor, as empresas reduzem risco de roubo de cargas nas estradas.