25/04/07 12h00

Indústria de máquinas agrícolas aposta na retomada

O Estado de S. Paulo - 25/04/2007

Há um ano, depois de mais uma safra de grãos frustrada, a segunda seguida, a indústria de máquinas agrícolas ensaiava uma previsão: a agricultura é cíclica e a crise vai passar. Hoje, às vésperas do início da 14ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação de Ribeirão Preto (SP) - que começa na segunda-feira -, a expectativa de safra recorde confirma as previsões Na indústria, o termômetro da retomada do setor é justamente o crescimento das vendas internas. De acordo com levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no primeiro trimestre deste ano a produção de tratores cresceu quase 15% em relação ao mesmo período de 2006. Enquanto as vendas internas cresceram 31% de janeiro a março, as exportações caíram em torno de 10%. Quando fez a estimativa de produção para 2007, em outubro, a holding CNH (Case IH e New Holland) previa crescimento de 10% na produção de tratores e colhedoras de grãos. Atualmente, a expectativa já é de aumento de 20% para este ano. Apenas no primeiro trimestre, a holding produziu 238 colhedoras de grãos. No mesmo período de 2006, foram 181 unidades. A empresa, que precisou se alinhar à queda da demanda reduzindo o número de funcionários, voltou a contratar para conseguir cumprir os prazos de entrega. 'Já contratamos cerca de 300 funcionários este ano, aumentamos a produção e os números foram revistos. Não vai faltar máquina', garante o diretor-comercial da New Holland, Luiz Feijó. O aumento de vendas nos Estados do Centro-Oeste, onde predomina a cultura de grãos, é outro indicativo da retomada do setor. 'Em Mato Grosso do Sul registramos aumento de vendas de 80% neste primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado', calcula o diretor de Marketing da Valtra, Leandro Marsili. Segundo ele, todas as regiões do País apresentam crescimento de vendas.