08/04/08 10h36

Indústria de construção civil deve faturar US$ 45,7 bi este ano

DCI - 08/04/2008

Com a continuidade do bom momento econômico do País, a indústria de materiais de construção deve faturar R$ 80 bilhões (US$ 45,7 bilhões) em 2008, um crescimento de, aproximadamente, 15% em relação às receitas de 2007. De acordo com Melvyn Fox, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat), a exemplo do ano passado, o bom desempenho do setor está atrelado ao aumento da renda da população, maiores prazos de financiamento e redução da taxa de juros. Fox cita, ainda, a desburocratização do setor com a desoneração do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de 44 materiais de construção civil como um fator de alavancagem desta indústria. Segundo dados da Abramat, as vendas internas do setor no primeiro bimestre cresceram 31,7% em relação ao mesmo período do ano passado e a previsão para o primeiro semestre é de crescer 18% na mesma comparação. Os materiais de base do setor (como cimento, ferro, argamassas) apresentaram um melhor crescimento no primeiro bimestre deste ano, em torno de 33%, enquanto, as vendas de materiais de acabamento elevaram-se 26%. No segmento de materiais de acabamento está inserido a indústria de tintas imobiliárias. O setor, que faturou US$ 2,4 bilhões em 2007, prevê um crescimento em torno de 7% este ano. Neste sentido, a Suvinil, marca da Basf de tintas imobiliárias, prevê um crescimento acima do mercado, em torno de dois dígitos. A empresa, que é líder do setor com cerca de 60% de participação, apresenta hoje na 16ª Feicon (Feira Internacional da Indústria da Construção) um nova linha de látex e tintas a base de nanopartículas e de secagem rápida. Sueli Freitas, gerente de Relações Institucionais da Tintas Corall, também prevê um crescimento de dois dígitos, na casa dos 10%, com faturamento em torno de R$ 780 milhões (US$ 445,7 milhões). A Coral é vice-líder do mercado de tintas com 30% de market share. A Akzo Nobel, maior fabricante de tintas do mundo com 14% de participação, leva para a Feicon dois novos produtos, o Sparlack Décor, verniz colorido para madeiras e o Renova, tinta acrílica standard da marca Ypiranga, ambos de produção nacional. De acordo com Roberto Abreu, diretor de marketing da Akzo Nobel, a empresa vem aumentando sua participação no mercado nos últimos anos - atualmente o market share do grupo é de 4,5%.