21/12/10 10h59

Indústria de calçados nacional faz frente ao produto chinês

DCI

A indústria brasileira de calçados tem revertido a fraca performance de anos anteriores e ensaia uma recuperação para fazer frente aos produtos importados e até mesmo ganhar mercado no cenário internacional. A alta das exportações atingiu este ano 14,2%. Empresas como a Vulcabrás, controlada pelo Grupo Grendene, e Calçados Pegada estão entre as companhias que estão no encalço dos produtos chineses, ambas organizações registraram forte crescimento em suas balanças comerciais e seguem com investimentos para atender tanto a demanda interna quanto a externa.

A Vulcabrás, detentora de marcas de sandálias como Azaléia de Dijean e de tênis como Olympikus e Reebok, cuja produção anual é de 95 milhões de pares e que exporta para mais de 60 países, cresceu 37,9% no terceiro trimestre do ano, alavancada principalmente pelo consumo interno. Já no mercado externo, seu desempenho em dólares registrou uma evolução de 42,2% no mesmo período em comparação ao ano anterior. Até setembro, a companhia avançou 43,2%. A perspectiva para o último trimestre do ano é otimista. "O Natal promete ser o melhor já visto no Brasil em termos de vendas de varejo. Estamos muito otimistas e continuaremos a investir, gerar emprego e renda não só no Brasil, mas em todos os países onde a empresa atua", disse o presidente da empresa, Milton Cardoso.

Esse otimismo do executivo tem como base a evolução apresentada em 2010 ante 2009. De acordo com os dados do último balanço da Vulcabrás, referentes ao terceiro trimestre, a receita líquida alcançou R$ 560,4 milhões (US$ 329,7 milhões), crescimento de 37,9%. A receita bruta somou mais de R$ 1 bilhão (US$ 588,2 milhões). O faturamento aumentou 46% e o número de pares vendidos avançou 23,2%, na mesma base de comparação. Desse total, o mercado interno respondeu por 85,5% da receita total.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), até outubro, foram embarcados 119,3 milhões de pares, que levaram a um faturamento de US$ 1,2 bilhão. No ano passado foram vendidos 104,4 milhões de pares no mercado externo, com receita de US$ 1,1 bilhão. No topo da lista entre os destinos da produção brasileira para o exterior estão os Estados Unidos, com receita de US$ 296,7 milhões, resultado do acréscimo de 18,8% na quantidade de pares vendidos em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o Reino Unido ocupa a segunda posição nas transações externas de calçados brasileiros, em faturamento, com US$ 155,3 milhões, decorrente do incremento de 5,1% no número de pares exportados. A Argentina, maior destino dos produtos Vulcabrás no exterior, segue no terceiro lugar, com a aquisição de 11,9 milhões de calçados e faturamento de US$ 142 milhões ao longo de 10 meses.