Indústria de calçados amplia exportações em 4% em 2016
Folha de S. PauloA receita com exportações da indústria brasileira de calçados teve um crescimento, em dólares, de 4% no ano passado, na comparação com 2015, segundo a Abicalçados, associação do setor.
"Tivemos um bom desempenho no último trimestre, isso impulsionou o resultado do ano", afirma o presidente da entidade, Heitor Klein.
O comércio com os Estados Unidos ajudou a alavancar as vendas do setor: em dólares, a expansão foi de 15,7% no ano passado.
A mudança de governo no país -que, com uma fatia de cerca de 20% das vendas, é o maior comprador das companhias nacionais- tem gerado expectativa, diz Klein.
"Vamos observar a política industrial do presidente Trump, mas há outros possíveis reflexos, como dos juros norte-americanos, que afetam o câmbio nacional."
A Argentina, segundo mercado mais importante para a indústria, também aumentou suas compras -a alta foi de aproximadamente 50%- e ampliou sua participação nas vendas: de 7%, em 2015, foi para atuais 11%.
"Apesar da evolução, principalmente no primeiro semestre, as barreiras comerciais do país persistem."
As empresas exportadoras se beneficiaram do aumento das vendas, mas uma retomada do setor só deverá vir a partir da melhora do mercado doméstico, diz Klein.
A projeção é que de o consumo volte a crescer a partir do segundo semestre de 2017.