16/10/07 11h43

Indústria dá incentivo para fidelizar produtor de leite

Folha de S. Paulo - 16/10/2007

Escaldadas pela última entressafra, que levou o preço do leite às alturas e, em alguns casos, à ameaça de desabastecimento, grandes indústrias estão estruturando e fortalecendo programas de fidelização dos produtores de leite. A iniciativa mais recente é a da Danone, que lançou o programa Poupança do Leite. Recentemente, a Laep, controladora da Parmalat, abriu a Integralat, empresa que pretende criar sua base de produtores. Nestlé e Eleva, controladora da Elegê, têm programas semelhantes. Maior compradora de leite do país para produtos lácteos frescos, como iogurtes, a Danone dará, com o Poupança do Leite, R$ 0,01 por litro com alto teor de proteína, baixa contagem de bactérias e sem antibióticos. Para a Danone, o Poupança do Leite servirá como um 13º salário aos produtores (o incentivo equivale a R$ 1 a cada 100 litros). Segundo Oliveira, em um mês, 200 fazendeiros aderiram ao programa. A empresa tem 350 fornecedores e espera que todos entrem no Poupança do Leite. Além da ajuda financeira, o programa abrange orientações técnicas, visitas de veterinários, zootecnistas e noções de gestão das propriedades. Eles também passam a integrar a central de compras da empresa -a Danone adquire os insumos e os repassa a preço de custo. Os programas de fidelização de outros fabricantes seguem a mesma estratégia, apesar de pequenas diferenças. No Clube do Produtor Elegê, a carteirinha de associado dá direito a descontos. Na Nestlé, o programa Boas Práticas na Fazenda conta com 200 associados. Outro projeto, o Andradina, fez com que a média da produção e a receita de 27 famílias de pequenos produtores de Andradina (SP) subisse 30% nos últimos 18 meses, em média.