06/05/09 11h40

Indústria cresceu 0,7% em março

O Estado de S. Paulo - 06/05/2009

O resultado da indústria em março, com alta de 0,7% na produção em relação a fevereiro, mostrou que o setor ainda está muito distante do bom desempenho anterior à crise, mas já se recupera, lentamente, do forte tombo do fim do ano passado. O processo de reação "inequívoco, suave, mas contínuo", segundo o coordenador de indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Silvio Sales, não impediu uma queda de 14,7% na produção no primeiro trimestre ante igual período do ano passado, o maior recuo trimestral em quase 18 anos.

Os dados reforçaram as estimativas de queda no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, deixando cada vez mais configurada a recessão técnica no País. Em comparação a março do ano passado, houve queda de 10% na produção. Os investimentos lideraram os maus resultados e a produção de bens de capital caiu 6,3% ante fevereiro; em relação a março do ano passado, caiu 23%. No primeiro trimestre, após 22 trimestres seguidos de alta, os bens de capital recuaram 20,8%.

A alta de 7% na produção de veículos automotores, porém, garantiu a expansão da indústria em relação a fevereiro, por causa da redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a partir de dezembro de 2008. Em comparação a março do ano passado, a produção de veículos continuou a cair (-18,5%) .

Para o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, os dados do IBGE confirmam que "o fundo do poço foi atingido no primeiro trimestre, e a tendência é melhorar gradualmente". Apesar da lenta recuperação, ele observou que a indústria mudou de nível de atividade com a crise e "para sair dele vai demorar algum tempo". Mas acredita que uma melhora mais consistente ocorrerá "lá pelo segundo semestre".