Indústria canavieira sugere redução de ICMS para etanol
Tribuna do NorteNuma nova ofensiva para revigorar o setor sucroenergético, a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) encaminhou ao governo de São Paulo documento sugerindo reduzir a alíquota do ICMS sobre o etanol de 12% para 7%. O argumento é o de que a redução terá impacto positivo sobre empregos, produção industrial e a geração de riqueza em São Paulo.
Elaborado por técnicos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o documento garante que eventuais perdas na arrecadação do ICMS, seriam compensadas com a reestruturação do setor e a geração de 11 mil empregos. Além disso, o valor agregado dos municípios canavieiros aumentaria sensivelmente, ampliando a participação desses municípios na distribuição do ICMS estadual.
“O estudo mostra que um pequeno aumento no ICMS sobre a gasolina, de 1,7 pontos percentuais, manteria os ganhos econômicos e sociais e recomporia a arrecadação estadual, com impacto mínimo sobre o preço de bomba e o índice inflacionário, estimado em menos de 0,01%,” explica a presidente da Unica, Elizabeth Farina.