Indústria ajuda Sorocaba a criar mais emprego em outubro
Foram 12.725 contratações frente a 12.022 desligamentos, resultando em 703 novas oportunidades de trabalho
Cruzeiro do SulMais uma vez, a cidade de Sorocaba encerra o mês com resultados positivos na geração de empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em outubro, foram 12.725 contratações frente a 12.022 desligamentos, o que resultou em 703 novas oportunidades de trabalho. Esse número representa um aumento de cerca de 32% em comparação com setembro, quando foram criadas 529 vagas.
O destaque de outubro foi o setor industrial, que assinou 2.426 carteiras de trabalho e desligou 1.888 funcionários, gerando 538 postos de trabalho. A construção civil aparece em segundo lugar, com 1.015 admissões e 890 desligamentos, resultando em saldo de 125, enquanto o comércio também registrou saldo positivo, criando 58 novas vagas, com 3.133 contratações e 3.075 demissões.
A agropecuária teve saldo negativo, com a perda de 9 postos de trabalho; assim como o setor de serviços. A atividade permaneceu em destaque durante oito meses consecutivos, ocupando as primeiras posições, no entanto, em setembro teve uma queda e reduziu 76 postos de trabalho. Em outubro, o saldo foi de -9.
De acordo com o economista Marcos Antonio Canhada, os setores de comércio e serviços são dinâmicos e passam por mudanças em determinadas situações como “sazonalidade de demanda, disponibilidade de crédito e inflação; sendo estes setores mais sujeitos à variabilidade na busca de mão de obra durante o ano”. Ainda conforme o professor, a expectativa é de aumento nos postos de trabalho de ambos os setores até o final do ano. “A injeção do décimo terceiro salário, festividades e férias trazem normalmente melhora no nível de atividade destes setores e consequentemente maior absorção de mão de obra para atender necessidades de demanda, indicando assim possibilidade de alguma melhora no último trimestre do ano”, explica Canhada.
Assim como ocorreu no mês anterior, em outubro, a indústria permaneceu em primeiro lugar entre os setores com mais geração de emprego formal em Sorocaba. Marcos Canhada explica que, de maneira geral, o índice de emprego no Brasil tem apresentado bons resultados em 2024, com taxa de desocupação de 6,4% no terceiro semestre, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Sorocaba, inserida neste cenário, tem sido beneficiada por uma maior ocupação das pessoas e maior possibilidade para encontrar trabalho. Por ser uma cidade eminentemente industrial, quando a atividade econômica se apresenta melhor, é no setor industrial que tendem a se concentrar as ofertas de emprego. Movimentos de chegada de novas empresas e ampliação de empresas já instaladas na cidade colaboram para a verificação de crescimento neste importante setor para nossa cidade.”
Erly Domingues de Syllos, diretor da regional Sorocaba do Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp), comenta que 2024 está sendo um ano para se comemorar em Sorocaba e região, pois, além dos investimentos realizados por grandes empresas na cidade, a atividade econômica também é positiva em outras empresas. “Às vezes, fazemos uma análise só numa Toyota, que está fazendo um grande investimento, que está contratando, mas temos de dar valor para as micro e pequenas empresas, que geram muito emprego, ou seja, 92% das empresas do Brasil são micro e pequenas empresas.”
Para o diretor do Ciesp, os investimentos feitos na cidade em 2024 trazem boas perspectivas para os próximos anos em toda a região. “Isso é altamente positivo em nível futurista, a médio e a longo prazo. As empresas hoje, de modo geral, estão mudando o sistema de tecnologia. Com inovação tecnológica, máquinas mais modernas, vem um desafio. Ou seja, vamos precisar de profissionais, mas profissionais qualificados”, destacou Syllos.