17/03/11 14h40

Índice do Banco Central mostra aceleração da atividade em janeiro

Valor Econômico

A economia brasileira apresentou aceleração em janeiro, na comparação com o ritmo apresentado no último mês do ano passado. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) sinalizou uma expansão de 0,71% sobre dezembro, taxa maior do que a medida no fim de 2010, quando o avanço foi de 0,11%. O ritmo é o maior dos últimos 10 meses. Em relação a janeiro do ano passado, a expansão da atividade econômica calculada pelo indicador foi de 4,58%, também acima do avanço em doze meses registrado em dezembro (4,11%).

O número, visto pelo mercado com uma boa previsão do PIB, apresentou um crescimento acima do esperado, segundo avaliação de Luis Otavio de Souza Leal, economista-chefe do Banco ABC Brasil. A não ser que ocorra uma desaceleração muito grande, o que não espero, o PIB do primeiro trimestre pode ficar entre 1% e 1,5%." O ritmo do IBC-Br está acima do necessário para desaquecer a economia e contribuir para o controle da inflação, diz Tatiana Pinheiro, economista do Banco Santander. "Ainda não há sinais de desaquecimento." Para ela, o país precisaria crescer "bem abaixo" de 1% a cada trimestre para que seja possível a convergência da inflação para a meta de 4,5%. O Santander estima que o IPCA encerre o ano em 6,1%.