29/02/08 11h49

Indicadores sugerem trimestre aquecido

Valor Econômico - 29/02/2008

Os indicadores de atividade industrial dão indícios de que a produção no país no primeiro trimestre crescerá com o mesmo ímpeto verificado nos últimos três meses de 2007. Em São Paulo, Estado que representa em torno de 40% da produção industrial no país, a expectativa é de que o setor cresça até março acima dos 8% registrados no país entre outubro e dezembro. O Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria de transformação paulista, apurado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), apontou crescimento de 2,2% em janeiro ante dezembro, já com ajuste sazonal. Na comparação com janeiro de 2007, o aumento foi de 11,3%. Em 12 meses, o INA acumula alta de 6,6%, 0,6 ponto percentual acima do apurado nos 12 meses encerrados em dezembro. O Sensor Fiesp, que procura antecipar o desempenho das indústrias no mês corrente, aponta elevação na atividade em relação a janeiro, com o índice geral passando de 52 para 53,9 pontos. Para Júlio Gomes de Almeida, consultor do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), indicadores antecedentes, como produção de papelão e tráfego de veículos, indicam que a atividade industrial no primeiro trimestre crescerá pelo menos no mesmo nível que o quarto trimestre do ano passado. "Os dados do varejo também indicam um bom movimento neste início de ano", acrescentou Almeida. Levantamento da Serasa apontou crescimento de 9,5% nas vendas do varejo no país em janeiro, comparado ao mesmo intervalo de 2007. Fernando Montero, economista-chefe da Convenção Corretora, observa que alguns sinais macroeconômicos também indicam aceleração, como o aumento das importações em 50% no trimestre encerrado em fevereiro (contra o intervalo de novembro a janeiro), expansão da massa real de salários - que, segundo o IBGE, cresceu 17,8% em dezembro ante novembro - e elevação do uso de capacidade instalada. Em São Paulo, o nível de uso ficou em 81,9% em janeiro, o mais alto da série iniciada em 2001. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aposta em um crescimento da produção industrial no país em janeiro de 8,5%, na comparação com igual intervalo de 2007, de 1,7% sobre dezembro (dessazonalizado). E para o trimestre, incremento próximo a 8%. Além dos indicadores antecedentes favoráveis, o Ipea leva em conta os estoques baixos das indústrias e a demanda ainda aquecida no mercado interno.