Incubadora de Santo André abre edital para apoiar oito projetos locais
Serviço oferece diversas assessorias tem como foco ajudar empresas de tecnologia
ABCD MaiorA InNova, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Santo André, abrirá neste mês vagas para apoiar oito novos projetos. Os empreendedores interessados poderão inscrever as ideias por meio de edital a ser lançado nas próximas semanas. Em agosto, os selecionados da nova turma já iniciarão as consultorias. A InNova foi criada há 13 anos e mantém um trabalho de apoio a projetos ligados a inovação tecnológica
“O objetivo da incubadora é fomentar a inovação das micro e pequenas empresas no município. Por isso, podem se inscrever todos os interessados em desenvolver soluções de base tecnológica e que sejam residentes ou de empresas instaladas no município”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Oswana Fameli, acrescentando que o tempo de incubação dura dois anos.
Casos - A empresa 2M IT Soluções foi umas das primeiras participantes da incubadora. Marcelo Duarte e o sócio resolveram investir no desenvolvimento de software para a área da saúde. Os programas agilizam desde o atendimento nos laboratórios até a análise dos exames, inclusive a Totvs - uma das maiores empresas de tecnologia do mundo - utiliza o programa criado em Santo André. “Foi um longo caminho para chegar a ser um produto da Totvs e para conquistar clientes fiéis. Mas, sabemos que o apoio e o caminho trilhado junto à incubadora foi o que tornou possível a empresa dar certo”, disse Duarte.
Outra empresa que prosperou e conquistou o mercado internacional foi a Easylux, que possui equipamentos de ponta para medir a visibilidade da sinalização de trânsito. “Nossa empresa também salva vida. Os aparelhos medem a intensidade da luz refletida na sinalização viária e aponta se está na hora de trocá-la ou não. Cerca de 70% dos equipamentos são exportados”, disse o empresário Gustavo Felipe Paolillo.
Atualmente sete empresas estão incubadas pela InNova, entre elas a Biotera que desenvolveu um programa de gerenciamento de resíduos. Os outros projetos participantes são na área da educação, saúde e de energia renovável. “A incubadora oferece consultorias que servem aos empreendedores montarem desde o plano de negócio, a viabilidade do produto no mercado, até ajustes no projeto para atender a demanda, entre outros. Eles podem desenvolver tudo na incubadora ou partes em outros lugares, como a sede da empresa”, afirmou Oswana.
Participação - De acordo com a secretária, cerca de 30 empreendedores já demonstram interesse nas vagas. “ O processo seletivo conta com duas etapas, a primeira é o edital, na qual será avaliada a proposta e por isso é necessário conter algumas informações sobre o produto, público-alvo, mercado, viabilidade entre outros. E depois haverá uma apresentação dos grupos pré selecionados”, disse.
A InNova fica no Centro da cidade, ao lado do Centro Publico de Trabalho e Renda. Com salas equipadas com internet e linhas telefônicas, as empresas participantes podem realizar as atividades, reuniões e receber consultorias nas áreas financeira, jurídica, contábil, de marketing, de planejamento estratégico, obtenção de patentes, elaboração do plano de negócios e outras. A data do lançamento do edital será divulgada no site http://innova.santoandre.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone: 4432-1919