16/06/16 14h19

Incubadora de Jacareí lança programa de apoio às MPEs locais

DCI

O Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação (CDTI) Incubadora de Jacareí preparou o “Desenvolve Jacareí", projeto para apoiar as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) da cidade.

O lançamento do projeto está marcado para o dia 23 de junho, a partir das 18h45, no auditório da Secretaria de Educação de Jacareí. Na ocasião, os empresários poderão conhecer detalhes do "Desenvolve Jacareí”, uma iniciativa da Incubadora e Prefeitura de Jacareí, com apoio do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-SP), Centro Paula Souza, Ciesp, Sincomércio Jacareí, CIEE, Etec, Senac, Innovali e Contecc Contabilidade. A iniciativa trará 93 horas de atividades voltadas ao aprimoramento da gestão, estímulo à inovação e aumento de competitividade. A partir de julho acontecerão seis meses de palestras, workshops, oficinas e cursos com temas variados.

As empresas participantes passarão por um diagnóstico inicial e na sequência seguirão uma trilha de atividades abordando aspectos como marketing, finanças, indicadores, acesso a capital, gestão estratégica de vendas, contratação de funcionários e mercado internacional, além de participarem de Sessão e Rodada de Negócios do Ciesp.

Para o gerente da Incubadora de Jacareí, Marco Antonio de Faria, os principais objetivos do projeto são ofereceras ferramentas mais modernas de gestão para os empreendedores e fortalecer o Centro de Desenvolvimento Tecnologia e Inovação (CDTI) como um polo de desenvolvimento das empresas de Jacareí.

“Neste momento, as empresas precisam ‘arrumar a casa para poder crescer. O projeto trará uma série de atividades formatadas a partir das necessidades dos pequenos negócios, para que possam estar preparados para aproveitar as oportunidades do mercado", comentou Faria.

Cenário

Jacareí tem atualmente 15.379 MPEs, segundo a Secretaria Especial da Micro c Pequena Empresa. Elas representam 87,8% de todas as empresas instaladas na cidade.

Neste ano, houve aumento de 3,2% de MPEs em Jacareí, número superior aos acréscimos computados no Estado de São Paulo (3%) e no Brasil (2,9%).