27/06/12 12h12

Incentivos fiscais atraem novas indústrias à cidade

Cruzeiro do Sul

A duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), ligação Sorocaba/Salto de Pirapora, vai agilizar o desenvolvimento

Com incentivos fiscais, tais como isenção de impostos municipais por dez anos e a cessão de terrenos pela prefeitura, Salto de Pirapora vem investindo cada vez mais na indústria. Pelo menos cinco empresas já assinaram contrato com o poder público e devem iniciar as obras dos galpões já neste segundo semestre.

Para receber as novas indústrias, o governo municipal executou obras de infraestrutura em uma área de 250 mil metros quadrados numa região definida como Distrito Industrial 2. Dessa área, aproximadamente 50 mil metros quadrados já estão destinados à ocupação. Com a chegada das novas indústrias, o prefeito de Salto de Pirapora, Joel Haddad, diz que serão gerados cerca de 800 empregos diretos e 1.400 indiretos.

Esses números são comemorados junto aos 106 anos de fundação da cidade, que celebra a data hoje, dia 24 de junho.

Com sentimento de otimismo com a duplicação da rodovia João Leme dos Santos, a SP-264, que liga Salto de Pirapora a Sorocaba, o prefeito diz acreditar que o desenvolvimento do município será acelerado, estreitando, ainda mais, as relações econômicas com Sorocaba. As obras de duplicação da rodovia devem começar em novembro e devem estar concluídas em 2014, segundo comentou.

Historicamente, Sorocaba e Salto de Pirapora mantêm boas relações comerciais, especialmente porque Salto de Pirapora, durante anos, foi distrito de Sorocaba. Atualmente, muitos salto-piraporenses trabalham em Sorocaba, bem como muitos sorocabanos trabalham em Salto de Pirapora, tornando a rodovia a SP-264 uma das mais movimentadas na região. As relações comerciais entre as cidades existem desde a época do transporte de carga feito com carros de boi.

Crescimento industrial
A cidade de Salto de Pirapora, segundo o prefeito, está em pleno desenvolvimento ao longo dos últimos sete anos. Além das cinco empresas com as quais já assinou contratos, a prefeitura mantém negociações com outras oito empresas. As que iniciarão, em breve, as operações na cidade são: Ecocart, no segmento de embalagens; a Companhia do Jeans, no setor de vestuário; Weizur do Brasil, especializada no segmento de produtos químicos para higienização e desinfecção pecuária; Adimax Rações, no setor de rações para animais; e Sigma Tecnomont, no segmento da construção civil.

Os nomes das outras oito, que estão em negociação, não foram divulgados. Entre os termos dessas negociações, está a questão da mão de obra. Segundo o prefeito, mão de obra especializada não falta em Salto de Pirapora, de modo que, acredita ele, não haverá problema.

Cerca de 200 mil metros quadrados das vias da cidade já foram asfaltados pela prefeitura, sem custo aos moradores, a fim de preparar o município para o recebimento das novas empresas. O governo municipal estuda a implantação de mais cinco novos loteamentos e mais de quatro mil lotes que aguardam aprovação.