Incentivo à exportação de marcas terá o dobro do orçamento
Gazeta Mercantil - 19/12/2006
A Associação Brasileira de Franchising e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) renovaram o contrato de incentivo à internacionalização das franquias brasileiras para o biênio 2007/2008. O acordo prevê US$ 1,5 milhão de investimento para o fomento da exportação das marcas, orçamento quase duas vezes maior que o aplicado entre 2005 e 2006, de US$ 832 mil. A Apex será responsável por US$ 740 mil e o valor restante será investido pela ABF e pelas redes de franquia participantes do projeto. O incentivo é feito através de subsídios para que as franquias brasileiras participem das principais feiras de negócios de franchising do mundo. No biênio que termina agora, a parceria da entidade com a Apex focou o mercado norte-americano, mexicano e europeu, com destaque para Portugal e Espanha. Além da presença nos eventos internacionais do setor, a ABF quer incrementar as missões comerciais em países com boas perspectivas de negócios, como Chile, Colômbia, Peru e Equador. As marcas de saúde e beleza, educação, calçados e roupas têm boa receptividade no mercado externo. Na primeira fase do projeto, todas as marcas participantes já tem lojas ou estão em processo de abertura no exterior, como a livraria Nobel, com pontos em Portugal, Espanha, Angola e, em 2007, México. Das 970 marcas que operam no País, 873 são nacionais e 35 destas têm atuação no exterior. O setor, que faturou US$ 15 bilhões em 2005, deve chegar este ano a US$ 18,5 bilhões, crescimento de 12%. ABF e Apex aplicarão US$ 1,5 milhão entre 2007 e 2008 para subsidiar a participação de franquias brasileiras em feiras internacionais.