01/10/07 11h47

Inbrafiltro cria veículo militar em parceria com a Agrale

Gazeta Mercantil - 01/10/2007

O Grupo Inbrafiltro, especializado na produção de filtros industriais para controle de emissão de gases poluentes e blindagem de veículos, prepara para 1º de janeiro o lançamento de um veículo militar blindado em parceria com a Agrale, fabricante brasileira de caminhões e chassis de ônibus. O projeto, que demorou cinco anos para ser implementado, exigiu investimento de US$ 1,2 milhão. "É um carro leve, de 5 toneladas, destinado às Forças Armadas. Não tem nenhum produto igual no mundo e será voltado para o mercado externo", disse a este jornal o presidente da empresa, Jairo Candido. Criado pela Inbrafiltro, o veículo terá também versão policial e receberá motor da MWM-International e suspensão da Dana. "Ainda estamos decidindo se a integração dos componentes será feita na unidade da Agrale em Caxias do Sul (RS) ou na sede da Inbra em Mauá", disse Candido. A empresa também amplia a produção de sapatas de fricção. "Transformamos os retalhos que sobram das arâmidas, que são utilizadas na blindagem dos veículos em lonas e sapatas de freio. Esse produto, além de não conter amianto é três vezes mais resistente que o modelo convencional que hoje é vendido no mercado", disse o idealizador do projeto Osvaldo Moreira de Souza, gerente de materiais de fricção da empresa. A Inbra começou a produzir sapatas de freio em 2002 e já tem fornecimento de 100% para a Companhia Paulista de Trens Municipais (CPTM). Também atende o Metrô de São Paulo, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que utiliza em ponte rolante, e a elevadores Otis.