12/12/19 15h07

Impulsionado pelo Natal, comércio paulista pode faturar 7% a mais neste mês do que em dezembro do ano passado

Caso a projeção da FecomercioSP se concretize, esse será o maior valor ocorrido no mês de dezembro desde o início da série histórica, em 2008

FeComércio SP

As vendas reais em dezembro de 2019 do comércio varejista deverão atingir R$ 76,7 bilhões no Estado de São Paulo, faturamento 7% (R$ 5 bilhões) superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. A projeção é resultado de uma análise conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e, caso se concretize, esse será o maior valor real de vendas e o mais expressivo índice de expansão ocorridos no mês de dezembro de toda a série histórica iniciada em 2008 no âmbito estadual.

A análise positiva da FecomercioSP considera dois elementos relacionados ao aumento no orçamento familiar que deverão influenciar diretamente esse maior consumo: o primeiro é o aumento dos recursos com o décimo terceiro salário este ano, em comparação ao ano passado com base na ampliação de empregados com registro em carteira e do número de pensionistas. O segundo que tende a impactar o consumo, no último trimestre, é a liberação dos recursos do FGTS/PIS.

No primeiro caso, o provável é que parte do décimo terceiro salário seja direcionado ao pagamento de dívidas, mas uma parcela certamente terá como destino o consumo. Mesmo o valor destinado à quitação de dívida deve ajudar a irrigar a oferta de crédito, incrementando as vendas mesmo que indiretamente. Sobre o FGTS, dos R$ 42 bilhões que serão disponibilizados com essa medida em todo o Brasil, cerca de R$ 15 bilhões deverão ser sacados pelos consumidores paulistas entre setembro e janeiro de 2021.

Perfil dos presentes

A expectativa é que as vendas de dezembro sejam lideradas pelo movimento das atividades ligadas ao comércio de bens duráveis. Segundo dados do IPCA – 15 do IBGE de novembro, os aparelhos eletroeletrônicos acumulam, em média, alta de 1,35%, com destaque para televisor que está em média 13,84% mais barato que há um ano. Também oscila abaixo dos índices da inflação, para o período, o aparelho de som (0,85%).

Já os artigos de vestuário, que costumam ser carros-chefe dos presentes de Natal, seguem com pouca variação tais como: roupa feminina (0,22%) – sendo vestido (1,03%) ou bermuda e short feminino (0,52%) –; calçados e acessórios (0,29%): sendo sapato masculino (0,78%), sapato feminino (-1,39%) e sapato infantil (-1,14%). Na contramão, os perfumes revelam uma alta de preços de 8,43%, bastante acima da média da inflação.