Imóvel popular vai ocupar espaço do alto padrão
Valor Econômico - 13/12/2006
O ano de 2006 será marcado pelo fim de um ciclo de lançamentos de médio e alto padrão que dominou o mercado imobiliário brasileiro desde o início da década. Com juros altos, escassez de crédito e queda na renda, as construtoras concentraram seus empreendimentos em uma faixa de preços que atende uma pequena e estreita classe social que não depende dessas variáveis. Apesar das melhoras em todos esses indicadores ao longo do ano, em São Paulo, 2006 registrou o maior volume de lançamentos de apartamentos de quatro quartos, voltados para a classe média alta. A estratégia de atuar em um segmento mais elevado não parece ter sido errada. De acordo com o Secovi-SP, o desempenho de vendas do setor foi o melhor dos últimos 12 anos. O número de unidades comercializadas em São Paulo em 2006 foi 11,2% maior do que o número de unidades lançadas no ano. Prova de que a demanda respondeu a oferta. Esse índice de vendas subiu 13,8% em relação a 2005. Os dados da Câmara Brasileira de Indústria da Construção (Cbic) mostram que 2006 também ficará marcado pela forte recuperação do crédito imobiliário. Esse ano serão financiadas 115 mil unidades habitacionais com recursos da caderneta de poupança, 89% a mais do que em 2005. Em volume financeiro o aumento foi mais expressivo: 98%, chegando a US$ 4,4 bilhões.