12/08/13 17h50

Iesa e Hyundai assinam contrato para fabricação de trens em Araraquara

Folha da Cidade- Araraquara

Prefeito Marcelo participou do evento que confirmou investimento de R$ 788 mi para produção de trens e geração de empregos

O prefeito Marcelo Barbieri participou, na manhã dessa sexta-feira (9), em São Paulo, da solenidade de assinatura do contrato entre Iesa/Hyundai Rotem e o Governo do Estado para fabricação de 30 composições de trens em Araraquara.

O consórcio irá construir 240 carros na Iesa, que serão utilizados nas linhas da Grande São Paulo pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O valor total do contrato é de R$ 788 milhões e deve gerar 400 novos empregos em Araraquara. A fabricação terá início imediato e a entrega do primeiro trem está prevista para o início de 2015.

O prefeito Marcelo destacou a importância do consórcio para Araraquara e região, também do ponto de vista da alta tecnologia que será empregada na produção dos trens.

“O consórcio Iesa/Hyundai Rotem irá fortalecer a economia local e regional e deverá atrair mais empresas, além de atrair também outras fábricas e mão-de-obra qualificada”, acrescentou Marcelo.

Ainda segundo o prefeito, Araraquara está se consolidando como um pólo de produção ferroviária, com a futura instalação da Randon na cidade. No segmento ferroviário de carga, a Randon fabrica vagões dos tipos hopper, gôndola, tanque, carga geral e plataforma, entre outros.

Participaram da solenidade o cônsul geral da República da Coreia do Sul, Sang Shik Park; o presidente da Inepar, holding que controla a Iesa, Atilano de Oms Sobrinho; o vice-presidente da Hyundai, Kyu Hwan Han; o secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes; o presidente da CPTM, Mário Rodrigues Bandeira, bem como o diretor Administrativo e Financeiro Milton Frasson, o diretor de Operações e Manutenção José Luiz Lavorente, e o gerente geral Evaldo José dos Reis Ferreira.

Suporte
A sul-coreana Hyundai Rotem é especializada na construção de material ferroviário. Na quinta-feira (8), Kyu Hwan Han e outros executivos sul-coreanos estiveram com o prefeito Marcelo na Iesa para conhecer a empresa.

Para Atilano de Oms Sobrinho, o consórcio é o primeiro passo para outros projetos da empresa, que agora entra no mercado de trens, e
 a unidade de Araraquara irá dar suporte para outros empreendimentos.

“Este contrato marca uma nova fase de desenvolvimento do setor metroferroviário da Iesa de Araraquara que, agora, passa também a fabricar trens”, enfatiza Oms. A Iesa fabrica locomotivas desde 1982.