10/06/08 12h05

IDS busca ampliação de mercado

Gazeta Mercantil - 10/06/2008

O novo presidente da alemã IDS Scheer para a América Latina, o brasileiro Milton Cruz, tem como missão incrementar a receita com os projetos de gestão de processos de negócios (conhecido pela sigla em inglês BPM), e para isso será fundamental ajudar os potenciais compradores a entenderem melhor a formulação e a tecnologia por trás do conceito. Consultoria e fabricante da plataforma de software Aris, responsável por remodelar e automatizar os processos das empresas, a IDS Scheer está entre as principais defensoras do BPM, que promete, com a ajuda da tecnologia, aprimorar os processos para que as tarefas de negócios das corporações sejam mais eficientes e voltados ao seu principal objetivo. Com o aquecimento desse mercado, que vem atraindo atenção nos últimos anos das áreas de TI das grandes empresas brasileiras, mas que ainda não sofreu um "boom" de vendas, a IDS, sob o comando do novo executivo, pode atingir as metas da fabricante. "Temos cerca de 100 clientes no Brasil e o objetivo é de dobrar esse número e também em receita", afirma. No primeiro trimestre deste ano, o crescimento da receita superou os 20%, em relação ao mesmo período do ano passado, revelou Cruz, e ficou em linha com perspectiva para atingir os objetivos até o fim deste ano. Mas as atribuições do executivo não estão restritas ao mercado brasileiro, que vem demonstrando maior maturidade dentro da América Latina no uso de tecnologias para o aprimoramento dos processos de negócios. O segundo mercado na região é o México, que hoje conta com 60 clientes, mesmo sem possuir subsidiária local. Globalmente, a empresa, com ações cotadas na bolsa de valores de Frankfurt, anunciou receita de € 94,3 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma queda em comparação com os € 96 milhões de doze meses antes. A margem operacional caiu de 10,8% para 4,4% no período. Com o resultado, a IDS reviu suas metas para o consolidado do ano, que era de ter uma margem acima de 10%, para entre 8% e 9%. A receita cresceu de € 354,3 milhões para € 393,5 milhões, de 2006 para 2007. A revisão de planos contempla expansão para pelo menos € 400 milhões este ano.