05/07/07 10h45

ID Logistics cresce 40% no primeiro semestre no país

Valor Econômico - 05/07/2007

O crescimento do segmento de logística no Brasil não atingiu somente as transportadoras de cargas. Empresas responsáveis pela gestão da logística também já sentiram os efeitos do aquecimento do setor. É o caso da ID Logistics, multinacional francesa que apresentou um crescimento de 40% em seu faturamento do primeiro semestre. No ano passado, a subsidiária brasileira obteve receita de R$ 50 milhões (US$ 23 milhões) no país e para o final deste ano a previsão é de chegar a R$ 70 milhões (US$ 36,4 milhões). A empresa tem apenas seis anos de vida e está no Brasil há cinco anos. Em visita ao Brasil, o presidente mundial da ID, Eric Hemar, estimou também triplicar o faturamento até 2010. O otimismo da companhia, apesar de estar há apenas cinco anos no país, se justifica pela conquista de novos clientes, como a Arvin Meritor (fabricante de autopeças) e a petroquímica Chevron Texaco. O ingresso no mercado brasileiro ocorreu através de um contrato de gestão de armazenagem para o Carrefour. A empresa já prestava serviços para o grupo supermercadista francês no seu país de origem. A operação brasileira já é a segunda no mundo. "Nosso modelo de negócio é de sempre ingressar em um país através de um cliente (como no caso brasileiro). Assim que temos um primeiro contrato montamos uma equipe para expandirmos nossa operação", diz o presidente mundial. Atualmente, a ID Logistics está presente em 12 países. Outra característica da empresa no Brasil é de terceirizar os serviços de transporte e depósito. Uma das oportunidades identificadas pela companhia é a terceirização de serviços logísticos integrados nos armazéns dos clientes (chamada logística "in house"). Além disto, a ID também está mudando, desde o ano passado, o foco de atuação. "Começamos a entrar no varejo especializado com a Leroy Merlin, depois na industrial com a Arvin Meritor e agora vamos para a alimentícia", declara Derouin. No mês passado, foi iniciada a operação de um centro de distribuição (CD) em Duque de Caxias (RJ) de diversos clientes que fabricam produtos perecíveis. De acordo com os executivos, até o final do ano a ID irá gerenciar um centro de distribuição para um grande grupo fabricante de produtos perecíveis no Sudeste do país.