25/05/12 15h05

IBM vai atrás de polos de negócios no interior

Brasil Econômico

Companhia mapeou potencial de crescimento econômico de 68 regiões em todo o Brasil e elegeu cidades de São Paulo, Rio e Paraná para crescer

A estratégia de crescimento da IBM no Brasil passa pela expansão geográfica de suas operações. Até o fim do ano, a empresa pretende cobrir 38 regiões foco, ante as 35 em 2011, além de ampliar os escritórios e consolidar presença em mercados onde já está presente. O ritmo e a direção da expansão baseiamse em um mapeamento de 68 polos com potencial de negócios em todo o país e que representam 93% do Produto Interno Bruto (PIB). “Estudamos polos e cidades que estão num raio de até 100 quilômetros. Começamos por locais com mais potencial”, diz Armando Toledo, diretor de general business da IBM, área que responde por estratégias de expansão regional e mercado de pequenas e médias empresas.

A meta para 2012 é consolidar a presença e ampliar escritórios instalados em Uberlândia (MG), Vitória (ES), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Belém (PA), Manaus (AM), Natal (RN) e Bauru (SP). Como novas praças, a IBM quer chegar a Maringá (PR), Macaé (RJ) e ao Vale do Paraíba, em cidades no interior de São Paulo e do Rio de Janeiro. “A expansão foi mais forte de 2010 para 2011, quando saímos de 22 cidades para 35”, afirma Toledo.

Um dos efeitos da estratégia é a ampliação da presença da IBM no setor de pequenas e médias empresas. “Continuamos a crescer em grandes clientes ondem já estávamos presente, mas com a expansão busco clientes novos”, disse. Nos novos locais, a IBM atua diretamente com a instalação de escritório e funcionários, bem como por meio de parceiros, que são 2 mil em todo o país. Há dois anos, a empresa contava com 1,7 mil parceiros.

A estratégia replica o plano global da IBM de expansão geográfica para novas regiões ou países. No caso de nações que compõem a unidade de negócios de mercados em crescimento, como o Brasil, o caminho é buscar novos clientes em cidades onde a empresa já está e também em novas praças.