IBM inaugura centro de inovação no Brasil
Valor EconômicoA IBM está colocando em operação um novo centro de inovação no Brasil. Batizada de Think Lab, a estrutura tem como objetivo ajudar os clientes da companhia a solucionar problemas de negócios de uma forma rápida. "Normalmente, um projeto poderia durar um ano, um ano e meio, com desenvolvimento e testes. Nessa nova estrutura, o processo pode ser feito em duas semanas", disse Ulisses Mello, diretor do laboratório de pesquisa da IBM. O investimento na iniciativa não foi revelado.
O Think Lab do Brasil é o sétimo da companhia no mundo. Os outros estão na Austrália, China, Estados Unidos, Índia e Japão. Ao investir em uma abordagem ágil no atendimento aos clientes, a IBM busca se aproximar mais deles e se proteger das investidas de rivais como Dell, Oracle e HP, que disputam ferozmente uma fatia maior dos orçamentos de tecnologia das empresas ao redor do mundo.
De acordo com Sergio Borger, diretor do Think Lab brasileiro, o centro é uma extensão das atividades do laboratório de pesquisa instalado no país em 2010. "A gente deixa de ter foco em áreas específicas e tem como acelerar [o desenvolvimento dos projetos] usando os 3 mil pesquisadores que a IBM tem no mundo", disse. Segundo ele, vários modelos comerciais podem ser desenvolvidos. A própria IBM pode virar "sócia" no projeto.
Uma das primeiras iniciativas desenvolvidas no Think Lab brasileiro foi um concurso de culinária entre alunos do curso de gastronomia da Universidade Anhanguera. Eles criaram receitas usando como referência análises de combinações de ingredientes feitas pelo Watson Chef, versão "gastronômica" do Watson, o sistema de computador criado pela IBM para analisar grandes volumes de dados.