01/04/11 14h03

IBM decide ampliar as operações no Brasil

Folha de S. Paulo

De olho no mercado brasileiro de software e serviços de tecnologia -que movimentará US$ 39 bilhões em 2011-, a IBM está ampliando seus negócios no país. A empresa, que até agora mantinha operações em 20 cidades brasileiras, passará a atuar em 35 municípios do país ao longo do ano. Entre as novas localidades incluídas nos planos estão Manaus, na região Norte, Natal, no Nordeste, e Cascavel e Pelotas, na região Sul. "Atualmente, 54% das oportunidades para tecnologia da informação no Brasil vêm de fora do eixo entre Rio e São Paulo. São esses negócios que vamos buscar, incluindo as cidades-sede da Copa do Mundo", afirma Carla Queiroz, líder de expansão de negócios da IBM Brasil. O foco da empresa está em infraestrutura, varejo, finanças, telecomunicações, saúde e educação.

Além de escritórios regionais, a expansão da IBM acontecerá por meio de parceiros de negócios, que cresceram 30% no ano passado e chegam a 1.700. A ampliação regional das operações no Brasil faz parte da estratégia global da IBM para os emergentes. Hoje, dos 140 países em desenvolvimento, 53 já implantaram iniciativas de novos escritórios, incluindo Brasil, China e Índia.

No ano passado, dos cerca de US$ 100 bilhões de faturamento da IBM, 21% vieram dos mercados em desenvolvimento. A expectativa da companhia até 2015 é de chegar a 30%.

No Brasil, a IBM tem como desafio conquistar pequenas e médias empresas. Segundo a consultoria IT Data, são elas as que mais representam oportunidades de negócios, embora tenham gasto médio pequeno -entre R$ 1 milhão (US$ 588 mil) e R$ 5 milhões (US$ 2,9 milhões) em tecnologia ao ano.

Das 3.000 principais empresas em investimentos no setor, apenas 20 gastam mais de R$ 100 milhões (US$ 58,8 milhões). "O maior desafio hoje das grandes empresas de tecnologia é alcançar as oportunidades representadas pelas empresas menores", diz Ivair Rodrigues, diretor da IT Data.

Nesse filão, além de disputar com empresas gigantes do setor como Dell, HP e Sun, a companhia precisa enfrentar as empresas locais. Entre elas estão companhias de serviços em infraestrutura, entre elas Tivit, Global Crossing e UOL Diveo -controlado pela Folhapar, que integra o Grupo Folha, que publica a Folha e o jornal "Agora".