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IBM avança em serviços de tecnologia na AL

Gazeta Mercantil - 18/06/2007

A IBM cresce mais rápido que o mercado como um todo na região e, em especial, no Brasil. Segundo a IDC, em 2006, na América Latina, os serviços de TI avançaram 20,5%, sendo que os negócios relacionados à terceirização (outsourcing) aumentaram 24,2%, com destaque para o crescimento de 40,4% no Brasil nessa área. Essa expansão coloca a região no centro da estratégia da companhia, cada vez mais voltada a serviços de tecnologia da informação. Globalmente, eles representam 52% da receita, gerando US$ 48 bilhões. E na América Latina e Brasil, esse percentual já é um pouco maior, de 53% a 54%, segundo a IBM. Não é só a demanda local que impulsiona a empresa. No ano passado, a IBM do Brasil bateu recorde de exportação, atingindo US$ 175 milhões, o que representou um terço do total das vendas externas de serviços TI brasileiros. O valor é superior ao de 2006, de US$ 100 milhões. Em agosto de 2005, o centro em Hortolândia (SP) recebeu US$ 20 milhões para a criação de um "comand center", um centro nervoso das operações de serviços, onde atualmente trabalham 300 profissionais por turnos diferentes - são três ao todo. Os planos da companhia para este ano envolvem a contratação de mais 2,6 mil, a maior com foco em serviços. Em Hortolândia, foi inaugurado em novembro passado um prédio para 500 profissionais dedicados a exportação e, em fevereiro, outro com a mesma capacidade. Brasil e Argentina, país onde trabalham 3 mil pessoas, integram o modelo global de prestação de serviços, composto por um seleto grupo de países, que incluem ainda a China e Índia.