21/08/09 11h27

Iata oferece apoio a projetos brasileiros

DCI

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) ofereceu-se para trabalhar com o governo em dois temas importantes para o setor de aviação: a concessão de aeroportos e o congestionamento do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Em visita ao Brasil, o diretor-geral da IATA, Giovanni Bisignani, disse que o investimento privado nos aeroportos pode ajudar a melhorar a infraestrutura, mas destacou que é preciso ter uma regulação econômica robusta na concessão.

"Nosso objetivo é assegurar que o aeroporto funcione de forma eficiente. A IATA quer dividir sua experiência global para dar à Agência Nacional de Aviação Civil a independência necessária para desempenhar sua missão de maneira eficaz", disse. Bisignani observou a necessidade de melhorar a competitividade do setor de aviação brasileiro, trabalhando em conjunto para abordar questões como a política de paridade de preços de importação da Petrobras.

"Isto agrega custos a cada galão de querosene de aviação vendido no Brasil. Essa desvantagem competitiva de US$ 450 milhões anuais não faz sentido para um país que produz internamente 80% de seu consumo de combustível. A participação dos combustíveis nos custos das empresas brasileiras representa 32% do total, contra 23% da média global. Precisamos encontrar uma política de preços alinhada com as realidades do mercado."