Hyundai retoma projeto de fábrica no Brasil
O Estado de S. Paulo
A montadora coreana Hyundai Motors deve retomar, em abril de 2010, a construção de sua segunda fábrica no Brasil. A informação foi veiculada no site de notícias coreano Edaily, que cita uma fonte não identificada. O memorando de entendimentos para a construção da unidade foi assinado em setembro do ano passado entre a empresa e o governo do Estado de São Paulo. As obras da unidade, na cidade de Piracicaba, deveriam ter início em novembro. Porém, com a crise financeira global, o projeto foi suspenso. Mas, de acordo com uma fonte próxima à empresa no Brasil, ouvida pelo Estado, a suspensão era realmente temporária. "O projeto nunca saiu dos planos da companhia", disse. De acordo com o jornal coreano, a nova fábrica deve entrar em operação em 2012.
Com investimentos totais estimados em US$ 600 milhões, a nova unidade deve produzir 100 mil veículos compactos por ano, destinados ao Brasil e ao mercado sul-americano. O grupo havia prometido, além disso, trazer ao menos oito fabricantes coreanos de peças para abastecer a filial.
"A segunda fábrica da Hyundai no Brasil está realmente saindo do papel e começa a ser construída em abril", afirmou a fonte brasileira. Por trás da decisão de retomar o projeto estaria o bom resultado da montadora no Brasil. No primeiro semestre deste ano, as vendas da Hyundai no País cresceram 16,1% na comparação com o mesmo período de 2008, chegando a 24,6 mil unidades. No grupo das dez maiores empresas automobilísticas do País, a Hyundai ficou atrás, em porcentual de crescimento, apenas da Toyota, que aumentou suas vendas em 20% no período, e da Ford, com 18,4%.