07/10/11 16h03

Hyundai renova estratégia para ganhar DNA brasileiro

Brasil Econômico

De uma montadora asiática pouco conhecida, a Hyundai caiu definitivamente no gosto do brasileiro. Prova disso é que a marca já figura entre as 10 mais vendidas no país. Até agosto, segundo a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), a companhia comercializou 44,44 mil automóveis,  alcançando uma participação de 2,33%.Acompanhia também está presente no segmentode comercias leves e trouxe para  mercadoum caminhão pequeno
para entregas urbanas.

Nesse nicho, as vendas da empresa alcançaram 33,39 mil veículos, com uma participação de 6,68% e o sexto lugar no ranking de comerciais leves. Para o consultor da indústria automotiva, Francisco Satkunas o sucesso das montadoras
coreanas no Brasil, principalmente da Hyundai, se deve à qualidade dos produtos oferecidos ao mercado brasileiro. “Eles conseguem produzir carros mais sofisticados e com um custo bem mais baixo que as montadoras nacionais.

Com isso esses veículos chegam ao país com preço bem competitivo”, afirma Satkunas. O desempenho da empresa no país atraiu a atenção do board coreano. A montadora, que tem um acordo com o Grupo Caoa e já produz em regime de CKD o utilitário esportivo Tucson e o caminhão pequeno HR em Goiás, decidiu fincar as estacas no Brasil.

Vai investir US$ 960 milhões em uma fábrica capaz de montar 150 mil automóveis por ano e gerar 25 mil empregos diretos e indiretos. O local escolhido para a unidade da Hyundai foi Sorocaba, no interior de São Paulo e todo o complexo, que conta ainda com 20 fornecedores brasileiros e 9 coreanos, entra emoperação no segundo semestre do ano que vem. Segundo a empresa, a fábrica deverá montar uma nova família de carros desenvolvida especificamente para o Brasil. Haverá três versões do modelo, um hatch, um sedã e um automóvel com estilo aventureiro.

Além disso, terá motorização 1.0 Flex e 1.6 Flex, com câmbio manual ou automático. “A Hyundai já possui fábricas nos outros três países do BRIC (Rú sia, Índia e China).O Brasil está se tornando uma das maiores forças econômicas mundiais graças a seu crescimento sustentável e ao grande fluxo de investimentos estrangeiros”, informou a montadora em comunicado. Uma das razões para o crescimento das montadoras coreanas no mundo pode estar, segundo Francisco Satkunas, na estratégia de comprar toda a expertise dos fabricantes japoneses.

Acordos “A indústria coreana não copiou os processos de produção dos japoneses, que outras montadoras compraram. A Hyundai fez uma série de acordos com esses fabricantes e com isso conseguiu deter toda a qualidade dos produtos dos vizinhos asiáticos”, disse Satkunas. Hoje, os coreanos são referência de qualidade a baixo custo no mundo. “As montadoras da Coreia do Sul já mostraram a que vieram. Agora estamos vendo surgir o gigante chinês. E como vai ser a estratégia das fabricantes do país vermelho? Bom, quem viver verá”, acrescenta o consultor.