26/02/11 11h51

Hyundai quer superar Ford com fábrica no país

Folha de S. Paulo

Com investimentos de US$ 600 milhões, a sul-coreana Hyundai lançou ontem, em Piracicaba (160 km de SP), as obras de sua primeira fábrica de automóveis na América Latina e divulgou plano de atingir 10% do mercado nacional de veículos em 2013, ultrapassando a Ford. A nova unidade produzirá, a partir do segundo semestre de 2012, 150 mil automóveis por ano - destinados só às Américas do Sul e Central. A empresa afirma que, em 2010, sem uma fábrica no país, alcançou 3% do mercado de automóveis. Atualmente, a Ford tem cerca de 10% de participação. A liderança é da Fiat.

Os automóveis produzidos em Piracicaba serão compactos e do modelo flex. O carro produzido se chamará HB. "É um veículo totalmente novo e adaptado a condição, gosto e combustível brasileiros", disse Han Chang Hwan, vice-presidente da empresa. Todos os veículos produzidos até 2013 serão HB. A partir de 2014, outros modelos podem ser fabricados. A fábrica deve atrair ao menos outras oito empresas fornecedoras de material e de autopeças, que já tem instalações na mesma região. A estimativa é que as parceiras invistam mais US$ 300 milhões nas instalações. A Hyundai afirma que, contando os fornecedores, o número de empregados deve somar 6.000. A multinacional recebeu o terreno de 69 mil m2 e ganhou isenção de IPTU por 20 anos.

A Prefeitura de Piracicaba pretende articular a qualificação da mão de obra para atender a demanda. Com 380 mil habitantes, a cidade tem um campus da Esalq/USP e outro da Unicamp (odontologia), além de faculdades e escolas técnicas profissionalizantes. Na mesma região onde ficará a fábrica da Hyundai, haverá uma incubadora de empresas voltada para as áreas de pesquisa em biocombustíveis e biomassa. O município já é um polo sucroalcooleiro. Piracicaba já abriga a sede da Caterpilar (tratores e motores) e a Cosan (cana e energia). Também estão na cidade a Dedini (máquinas para o setor sucroalcooleiro) e a Arcelor (siderúrgica).