16/04/10 11h13

Hyundai investe em fábrica de máquinas

O Estado de S. Paulo

O grupo sul-coreano Hyundai vai investir US$ 150 milhões na instalação de uma fábrica de máquinas e equipamentos de construção no Brasil até meados do próximo ano. Será a primeira unidade de equipamentos pesados da marca fora da Ásia. Com capacidade de produção anual de até 5 mil unidades - entre escavadeiras, retroescavadeiras e pás-carregadeiras -, a fábrica deverá abrir cerca de 650 postos de trabalho diretos. O anúncio foi feito ontem, em São Paulo, por John Lim, presidente para as Américas da Hyundai Heavy Industries, divisão do grupo que produz máquinas e equipamentos.

"Ainda não definimos o local, mas quatro Estados estão na disputa pelos investimentos: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo", disse o executivo coreano, que veio ao Brasil para a inauguração de um centro de distribuição da BMC - Brasil Máquinas de Construção, atual distribuidora da marca e parceira no investimento na futura fábrica.

Segundo ele, a definição do município onde a fábrica será instalada seguirá critérios como proximidade ao centro consumidor, facilidade de suprimento de componentes de fabricação locais e qualidade de mão de obra, além dos incentivos fiscais oferecidos pelos governos estaduais e municipais. O executivo, que já esteve duas vezes em visita ao País, contou que a fábrica deverá ser instalada em um condomínio industrial, o que evitaria eventuais problemas para obtenção de licenças ambientais.

A previsão inicial era começar a produção de máquinas e equipamentos para construção no País apenas em 2012. Agora, a empresa quer dar partida na produção já em julho do próximo ano. Na primeira fase do investimento, estimada em US$ 100 milhões, a capacidade da fábrica será de três mil máquinas por ano. Com investimento adicional de US$ 50 milhões, a empresa pretende chegar a cinco mil máquinas por ano.

Além da unidade de máquinas, o grupo coreano Hyundai tem outro projeto em andamento no País, o de uma fábrica de automóveis em Piracicaba (SP), um investimento de US$ 600 milhões. Junto com a linha de montagem de carros compactos, com início de operação em 2012, devem chegar à cidade pelo menos oito fabricantes de autopeças que, juntos, vão investir mais US$ 250 milhões. O terreno da fábrica foi doado pela Prefeitura, mas as obras estão atrasadas, segundo fontes por problemas na obtenção da licença ambiental.