13/10/11 15h41

Hyundai começa a montar sua linha de produção na cidade

Jornal de Piracicaba

 Hyundai apresentou ontem a maior máquina da sua linha de produção em Piracicaba. O equipamento, uma prensa de 2,3 mil toneladas, veio da Coreia do Sul, país origem da montadora, e vai produzir as peças de aço que vão compor as carrocerias do automóvel que será desenvolvido na planta exclusivamente para o mercado nacional — provisoriamente chamados de Projeto HB (Hyundai Brasil). Ontem, o presidente da empresa coreana no Brasil, Seong-Bae Kim, reforçou que as obras da fábrica em Piracicaba estão dentro do cronograma e que, a partir de abril de 2012, a montadora iniciará a fase de testes na unidade. A previsão de início da produção fica mantida para novembro do próximo ano.

A capacidade de produção da prensa apresentada ontem pela montadora coreana é de 637 peças por hora. De acordo com Maurício Jordão, gerente de relações públicas da Hyundai, o equipamento será responsável por transformar as chapas de aço em mais de 15 itens diferentes, entre eles o teto, capôs, portas e paralamas do futuro automóvel brasileiro fabricado pela coreana. “O carro terá 65% de conteúdo nacional. Isso já está definido pela empresa”, afirmou Jordão.

Segundo ele, outras três prensas menores terminarão a conformação das peças. A instalação da prensa demandará cinco meses de trabalho e a equipe de operadores brasileiros foi treinada em outras fábricas da Hyundai no exterior durante duas semanas. Após a instalação da prensa, os funcionários ainda terão um treinamento de 30 dias com técnicos coreanos.