20/05/10 11h37

Hypermarcas oficializa a compra da Sanifill

DCI

A Hypermarcas finalizou oficialmente ontem a compra da Facilit, que fabrica produtos de higiene bucal comercializados sob a marca Sanifill. O negócio foi fechado por R$ 60,385 milhões (US$ 34,5 milhões), montante abaixo dos R$ 79 milhões (US$ 45,1 milhões) previstos no memorando de entendimento divulgado no início de março. A Hypermarcas pagou R$ 28,785 milhões (US$ 16,5 milhões) à vista, mediante a transferência da totalidade das ações da Facilit. O saldo remanescente será pago em cinco parcelas anuais consecutivas, corrigidas pela variação do Depósito Interbancário (DI).

A transação ainda será apreciada em assembléia geral de acionistas que será "oportunamente convocada". O acionista da Hypermarcas que não concordar com a ratificação dessa operação poderá exercer o direito de retirada da companhia, com um reembolso de R$ 5,31 (US$ 3) por ação, montante que corresponde ao valor patrimonial contábil das ações da empresa com base nas demonstrações financeiras referentes ao exercício de 2009. O direito poderá ser exercido mesmo pelo acionista que não comparecer à assembléia ou que venha a se abster de votar sobre a aquisição durante tal reunião.

A Hypermarcas afirmou que a aquisição vem ao encontro dos objetivos estratégicos da companhia de aquisições de marcas e ativos no setor de produtos de beleza e higiene pessoal, marcando sua entrada no mercado de higiene oral. O negócio com a Facilit, conforme anunciado inicialmente em março, inclui uma planta industrial no Paraná. A Facilit teve receita bruta de R$ 62,7 milhões (US$ 31,8 milhões) no ano passado. A empresa segue a linha de ampliar o segmento de higiene pessoal. Este ano, a Hypermarcas planeja ampliar e modular a linha de produtos já existentes e investir em pontos-de-venda.