05/02/13 10h20

Husqvarna planeja dobrar vendas no Brasil até 2014 com marcas no varejo

Brasil Econômico

Fabricante de equipamentos para setor florestal foca consumidor doméstico com linhas para jardinagem

Husqvarna, fabricante sueca de máquinas e equipamentos para o setor florestal, jardins e construção civil tem um plano ousado. Dobrar suas vendas no Brasil até 2014. Para isso, a empresa que tem mais de 300 anos de história e mantém uma fábrica em São Carlos (SP), aposta na venda de produtos no varejo, voltados para o consumidor não profissional como complemento do setor profissional, onde é uma das líderes mundiais.

Com a estratégia traçada, a companhia, que nos primeiros nove meses de 2012 vendeu US$ 4,4 bilhões, vem investindo na segmentação das vendas e no posicionamento de suas marcas voltadas para usuários domésticos, a Gardena e a McCulloch. “São produtos como cortadores de grama, roçadeiras e equipamentos de jardinagem”, explica Eloi Fernandes, presidente do grupo Husqvarna para o Brasil.

Como parte do plano, desde o segundo semestre do ano passado, as duas marcas globais da companhia já estão disponíveis em grandes redes varejistas do setor como a Leroy Merlin no Sudeste e as redes Quero Quero e TaQi, no Sul.

O executivo revela que a companhia vem prospectando outras grandes redes para possíveis parcerias e expansão da oferta de produtos em outras regiões. “Já atendemos o Brasil todo com os distribuidores, mas queremos ampliar presença no varejo também”, diz.

Fernandes explica que o potencial de crescimento por aqui é alto, enquanto na Europa e na Ásia estão cerca de 54% das vendas, a receita da América Latina fica na cada de US$ 1 bilhão. O Brasil responde por70%das vendas na região, mas pode crescer ainda mais, calcula o executivo.“O encarecimento da mão de obra especializada para a jardinagem e o crescimento de empreendimentos imobiliários contribuem para o aquecimento desse mercado”, explica.

Segundo ele, o mercado brasileiro é um dos que mais crescem dentro da companhia, fazendo com que “muitos investimentos da empresa sejam focados aqui”. Para este ano, a expectativa de Fernandes é de que a companhia cresça dois dígitos em vendas no mercado brasileiro. Novos investimentos na fábrica do Brasil também vem sendo estudados pela matriz.

Ele revela que o grupo tem investido pesado na ampliação de sua linha de revendedores, na equipe de suporte técnico e no fornecimento de peças para manutenção. Um dos modelos que mais cresce em vendas no país é o Giro Zero, cortador de grama voltado para profissionais do setor de paisagismo e engenheiros. “Em seis meses vendemos mais do que nos últimos cinco anos”, revela André Faro, gerente de vendas da Husqvarna.

A história da Husqvarna passa pela variedade de produtos. Desde sua fundação até os dias de hoje, a companhia já fabricou armas, máquinas de costura, fornos microondas e até motocicletas off-road, que levam o mesmo nome do grupo. Entre 1974 e 2006, a holding pertenceu à Eletrolux, mas se desvinculou da empresa em seguida, quando teve início sua reformulação estratégica. Em 2007, a unidade de negócios que fabricava motocicletas foi vendida à BMW. Depois de anunciar o retorno da marca de motocicletas e investimentos para o Brasil no final de 2012, a montadora divulgou na última semana, a venda da unidade de negócios para a austríaca Pierer Industre AG.