30/01/23 13h37

Hub de inovação do Parque Tecnológico de São José dos Campos é eleito um dos cinco melhores incubadores do mundo

Parque Tecnológico de São José dos Campos

O hub de inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos foi um dos vencedores na categoria incubadora de negócios privados, em estudo realizado por uma das principais autoridades em startups do mundo.

A excelência do Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec) em tecnologia, inovação, empreendedorismo e incubação de startups, que já era reconhecida regional e nacionalmente, agora alcança nível mundial. Isso porque o Nexus, hub de inovação do PqTec, acaba de ser reconhecido como uma das 5 melhores incubadoras de negócios privados do mundo.

A premiação foi dada pela UBI Global, organização de inteligência em inovação com sede na Suécia, que anualmente elabora um estudo mundial no qual mapeia e avalia as melhores práticas de incubadoras e aceleradoras de empresas ao redor do mundo. Como o levantamento analisa dados que medem o impacto e a geração de valor das startups, bem como o quanto elas fomentam o ecossistema empreendedor, o prêmio chancela a robustez dos programas do Nexus.

“Ter o Nexus entre as cinco melhores incubadoras do mundo reforça a missão do Parque Tecnológico São José dos Campos em atrair empresas estrangeiras para o Brasil. Este título evidencia a nossa competência em capacitar empreendedores para alavancar competitividade. Podemos dizer, com orgulho, que a região do Vale do Paraíba é uma das cinco melhores do mundo para quem quer transformar sua ideia em um negócio rentável e sustentável”, comemora o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do PqTec, Marcelo Nunes.

O Nexus existe desde 2016 com o objetivo de ser o ambiente ideal para a conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino. Seus programas de aceleração e incubação acompanham as startups desde a fase de ideação até escala, além de estimularem a inovação aberta e a conexão dentro do ecossistema. Atualmente, mais de 150 startups e empresas estão vinculadas ao Nexus, com mais de 20 fundos de venture capital conectados. Mais de 63% das startups que já passaram pelo hub obtiveram sucesso em desenvolver um produto ou serviço e colocá-lo no mercado.

Como o estudo foi realizado

A pesquisa do UBI Global analisou mais de 1.890 instituições mundialmente, das quais apenas 109 chegaram às fases finais do benchmark. O estudo é realizado voluntariamente por instituições comprometidas com o desenvolvimento de incubadoras e aceleradoras de empresas de todo o mundo, para que se tornem mais eficientes e competitivas.

“Seguindo uma abordagem rigorosa baseada em dados, avaliamos e comparamos as organizações de incubação em todo o mundo”, diz Joshuah Sowah, chefe de pesquisa da UBI Global. “Nosso estudo está em sintonia com múltiplas facetas do ecossistema internacional de incubação e ilustra desafios críticos e oportunidades que as organizações participantes enfrentam”.

Neste momento, a divulgação do ranking mundial da UBI Global foi online. A cerimônia presencial acontecerá em maio em Ghent, na Bélgica, na qual os líderes de todas as incubadoras e aceleradoras classificadas no top 5 receberão seus prêmios e saberão quais ficaram em primeiro lugar.

Clique aqui para ler o relatório

Sobre o UBI Global

A UBI Global é uma empresa sueca com know-how em inovação e especializada em mapear e conectar o universo das incubadoras de negócios. Por meio de uma comunidade com mais de 1 mil organizações vinculadas, de mais de 90 países em todo o mundo. A UBI Global fornece matchmaking, classificação, benchmarking e serviços de pesquisa para instituições e incubadoras de negócios. Conheça em: www.ubi-global.com/corporate-matching

Sobre o Parque Tecnológico São José dos Campos

O PqTec foi criado em 2006 e é um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil, com mais de 300 empresas e instituições vinculadas. Fica localizado em São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, região reconhecida pelo seu potencial industrial, acadêmico e mercadológico. O PqTec tem programas que atendem empresas de todos os perfis, desde a ideia no papel a grandes multinacionais.

Sobre o Nexus

O Nexus, existente desde 2016, é um ambiente para conexão de startups, pequenas, médias e grandes empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração e incubação que acompanha startups desde a fase de ideação até escala, e programas que estimulam inovação aberta e conexão entre o ecossistema.

fonte: https://pqtec.org.br/noticias/destaques/nexus-e-eleita-uma-das-cinco-melhores-incubadoras-do-mundo/