14/05/24 17h40

Hub de Economia Circular realiza segunda reunião na InvestSP

Grupo de instituições e empresas atua na disseminação de ações de economia circular no país e, em março, a InvestSP passou a integrar a iniciativa

InvestSP

A InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE) - sediou, nesta terça-feira (14), a segunda reunião do Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC). A iniciativa conta com empresas e entidades que se reúnem, periodicamente, para discutir e impulsionar ações práticas focadas na transição para um novo modelo de produção, que use menos recursos naturais e priorize insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Foi o primeiro encontro desde que a InvestSP se tornou membro do Hub-EC, em março deste ano. Portanto, foi a primeira vez que a agência sediou o encontro. Também por isso, foi assinado o Manifesto para a Transição Circular, documento no qual a InvestSP se compromete a atuar em prol desta causa

“A InvestSP segue as trilhas de desenvolvimento definidas pelo Governo do Estado e pela SDE. Por isso, criamos a Diretoria de Estratégia e Inteligência, em 2023, para reforçar, ainda mais, os projetos de transição energética, em especial com a descarbonização dos transportes, semicondutores e 5G, cadeias produtivas e ações de Economia Circular, que é o que nos traz aqui hoje”, disse o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Já a diretora de Estratégia e Inteligência da InvestSP, Marilia Garcez, afirmou que “a agência tem trabalhado para garantir que as metas do Estado sejam atingidas, por isso atua para desenvolver e apoiar projetos concretos focados no avanço da economia circular”.

Coordenado pela Exchange 4 Change Brasil, o Hub é composto, também, por empresas e instituições como: Gerdau, Electrolux, SenaiCetiq, Wise, Plastiweber, IPT, RCR ambiental, Hyundai, Nitro e Cempre.

Cada participante do encontro apresentou seus planos para 2024. Também houve palestras com especialistas, apresentações de cases de sucesso e dinâmicas para a estruturação do Plano de Ação do grupo para este ano. Representantes de: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Desenvolve SP (banco de fomento do Governo de SP), eB capital, CBL Reciclagem e Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) também participaram do encontro.