14/08/13 15h02

Huawei inicia produção de smartphones no país

Valor Econômico

A fabricante chinesa Huawei anunciou ontem o início da fabricação de smartphones em território brasileiro. Mais conhecida pela produção de equipamentos para redes de telecomunicações, a companhia é atualmente a quinta maior competidora no segmento de smartphones, atrás da Samsung, Apple, LG e ZTE. De acordo com a consultoria Strategy Analytics, no segundo trimestre, a Huawei registrou vendas globais de 11,1 milhões de aparelhos, o que representou um aumento de 68% em relação ao ano anterior. A participação no segmento chegou a 4,8%, ante 4,2% um ano antes.

A Huawei já vendia smartphones no país, mas os aparelhos eram importados. A companhia vai começar com a fabricação do modelo Huawei Ascend G510, que tem preço sugerido de R$ 699. O aparelho será produzido em uma unidade da Compal Electronics, em Jundiaí (SP). Para iniciar a produção, a Huawei investiu US$ 5 milhões.

Veni Shone, executivo-chefe da Huawei no Brasil, disse que o aparelho, que possui tela de 4,5 polegadas, sistema operacional Android 4.1 Jelly Bean (do Google) e processadores dual-core de 1,2 gigahertz, vai competir no segmento de smartphones de nível médio - vendidos a preços entre R$ 450 e R$ 1,3 mil. "A estratégia consiste em oferecer aparelhos de preço médio e, futuramente, fabricar modelos mais sofisticados", disse.

De acordo com Shone, a Huawei vai fabricar outros aparelhos no país entre o fim de 2013 e o início de 2014. A meta para o primeiro ano é produzir localmente 100 mil smartphones.

Vinicius Dalben, diretor de operações da Huawei no Brasil, disse que a fabricação vai receber benefícios fiscais do Processo Produtivo Básico, o que permitirá à companhia vender os smartphones fabricados localmente a preços de 15% a 20% mais baixos que os modelos importados.

O primeiro modelo produzido no Brasil será vendido com exclusividade pela Telefônica /Vivo, a partir do dia 25. Dalben disse que negocia com outras operadoras a venda dos modelos de smartphones que serão fabricados no país futuramente. "As linhas também serão vendidas no varejo, mas posteriormente ao lançamento nas operadoras", disse Dalben.

A Huawei anunciou ainda a abertura no terceiro trimestre do ano de centros de serviços aos clientes no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e na Bahia. A companhia possui cinco unidades nas regiões Sudeste e Sul.