01/04/11 14h06

Hotelaria brasileira comemora avanço de turistas com US$ 5,9 bi em 2010

DCI

O trinômio samba, carnaval e futebol pode não ser tão bom para o turismo nacional quanto se pensa. A fixação destes fatores à imagem do Brasil no exterior acaba inibindo o potencial de atração de outros elementos do País, tal como sua cultura e gastronomia. Esta é a tese, algo polêmica, apresentada pelo presidente da Embratur, Mário Augusto Moysés, durante palestra no Fórum Panrotas - Tendências do Turismo 2011, realizado ao longo desta semana, em São Paulo. "Ainda temos uma imagem pequena para o turista estrangeiro. Pensam sempre em carnaval e futebol, o que acaba fazendo sombra a outras coisas importantes que podemos oferecer", afirmou ele. Moysés revelou alguns números recentes: em 2010, o Brasil acolheu 5,1 milhões de turistas do exterior, os quais deixaram aqui US$ 5,9 bilhões em divisas. Como comparação, a Argentina - menor e bem menos populosa que o Brasil - recebeu no ano passado 5,3 milhões de visitantes.

Já o ministro do Turismo, Pedro Novais, afirmou, também no Fórum, que o setor espera crescer 16,5% em 2011. De acordo com Novais, o faturamento das 80 maiores empresas turísticas brasileiras foi de quase R$ 43 bilhões (US$ 24,4 bilhões) em 2010. Mas alguns veem tais dados com reservas: "O turismo receptivo passa por um momento difícil. Há anos o número de turistas estrangeiros que visita o Brasil gira em torno de 5 milhões. O que está acontecendo de errado? O que estamos deixando de fazer?", questionou o presidente do Panrotas, Guilhermo Alcorta.